Prefeitura inicia construção de ciclovia na avenida Francisco de Paula Leite

• Publicação: 31/01/2014 15:40h
  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI

A Secretaria de Obras e Vias Públicas em parceria com a Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente iniciou sexta-feira (31) a remodelação do canteiro central da avenida Francisco de Paula Leite para a construção de uma ciclovia. Além de oferecer mais segurança aos ciclistas que transitam pelo local, esse trecho de ciclovia atenderá a nova estação de Ecobike que foi construída na Praça Renato Villanova, popularmente conhecida como Praça do Cato.

Conforme explicou o secretário de Urbanismo, José Carlos Selone, a ciclovia da Paula Leite se estenderá da Praça do Cato até a avenida Ário Barnabé. A previsão é de que as obras sejam concluídas em três semanas.

Indaiatuba conta hoje com três estações de Ecobike em funcionamento, sendo duas no Parque Ecológico, uma em frente à Prefeitura e outra em frente à sede da Guarda Municipal, e a terceira na praça D. Pedro II. Com a nova ciclovia será possível iniciar as atividades na quarta estação, a da Praça do Cato, onde o volume de ciclistas também é grande. “A aceitação do projeto por parte da população tem sido muito boa e estamos estudando expandir o serviço para outras regiões da cidade”, completa Selone.

Em funcionamento há uma no e meio, o Projeto que é administrado pelas secretarias de Obras e Urbanismo e do Meio Ambiente, já realizou mais de 30 mil empréstimos e conta com um cadastro de mais de 11 mil usuários.

Como diferencial, o projeto disponibiliza gratuitamente 200 bicicletas ecológicas que utilizam quadro fabricado com garrafas PET, além de 10 bicicletas com cadeirinha e de cinco duplas. Durante o Horário de Verão, o Projeto Ecobike funcionará duas horas a mais. As estações da Prefeitura e da sede da Guarda Municipal ficarão abertas das 8h às 12h e das 13h às 19h de segunda à sexta-feira. Aos sábados, domingos e feriados o horário permanece o mesmo, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Os usuários devem ser pessoas maiores de 18 anos ou menores acompanhados por um responsável maior de idade. Para utilizar as bicicletas os interessados podem fazer o cadastro pelo link disponível no site da Prefeitura – www.indaiatuba.sp.gov.br – ou diretamente nas estações, onde também deve ser validado o cadastro mediante apresentação de CPF, comprovante de endereço atualizado e um documento com foto. Cada CPF dá direito a retirada de outras duas bicicletas extras para menores. O tempo permitido para uso é de quatro horas contínuas, que pode ser renovado, e as bicicletas podem ser devolvidas em qualquer estação.