Tem início restauração da tulha do Casarão

Finalizado o restauro das paredes de taipa do Casarão
10/02/2014 11:06h

Tem início restauração da tulha do Casarão

Após finalizar a restauração das paredes de taipa e a fundação do Casarão Pau Preto, as obras de restauro avançam em direção a Tulha.

Feita entre o final do século XIX e começo do XX para beneficiamento de café, segundo o superintendente da Fundação Pró-Memória, Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus, a Tulha já é outro exemplo de técnica construtiva presente no complexo histórico do Casarão. “A Alvenaria Inglesa como é conhecida esse tipo de edificação, acompanhou as tecnologias trazidas pela ferrovia, com alvenaria de tijolos aparentes de barro maciços e queimados, assentados por argamassa”, completa.

De acordo com Gustavo, a exemplo de que foi feito com a fundação e as reconstruções da Taipa essa fase da obra será custeada pela Prefeitura Municipal, que irá fornecer os materiais, e a Fundação Pró-Memória que ficará responsável por custear mão de obra especializada para o restauro.

Ainda segundo o superintendente da Fundação Pró Memória, além de restaurar as partes afetadas pelo vazamento a obra vai adaptar o espaço para o funcionamento adequado para um anfiteatro, com porta anti-pânico, palco em uma altura correta e acessibilidade. “Fora isso vamos buscar resgatar parte da originalidade da Tulha que ao longo do tempo foi sendo descaracterizada, ao ponto de ter vitrôs, que agora serão substituídos por janelas de madeira”, finaliza.
  • Redator(es): Gil Nunes