Secretário de Saúde e presidente do CMS participam de reunião na UBS 9

• Publicação: 25/02/2014 16:11h
  • Redator(es): Deuzeni Ceppolini

Foto: Divulgação

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) e Secretaria de Saúde de Indaiatuba promoveram no último dia 24, a quarta reunião para discussões e formação do Conselho Gestor de Unidade (CGU), mais conhecido como Conselho Local. Dessa vez, o encontro ocorreu na Unidade Básica de Saúde (9), que atende a região central. Estiveram presentes o secretário de Saúde, José Roberto Stefani; o presidente do CMS, Luiz Carlos Medeiros de Paula, equipe da UBS 9 e usuários da Unidade.

O secretário de Saúde aproveitou para esclarecer os usuários sobre boatos de fechamento da UBS 9. “Aproveitamos a reunião para esclarecer sobre projeto futuro de unificação com UBS IX e a UBS I, que funciona no Hospital Dia. Nada é definitivo, não haverá mudanças, antes promoveremos um amplo debate com a população e CMS. Veremos qual é a melhor solução, se é o aluguel de um novo espaço, ou a compra de uma área para a construção de um prédio novo, como aconteceu no Jardim Califórnia, Parque Corolla e João Pioli, que são unidades maiores e modernas e que atendem as necessidades dos nossos usuários”, afirmou.

Stefani declarou que foi formada uma comissão com usuários, Conselho de Saúde e Secretaria de Saúde para dar continuidade aos debates e discussões e resolver qual é a melhor solução para a UBS 9.

O presidente do CMS de Saúde destacou que este foi o quarto encontro promovido pelo CMS e que o objetivo é discutir políticas públicas e a formação e articulação do CGU.

Luiz Carlos Medeiros explicou que o SUS preconiza que todas as Unidades de Saúde tenham o Conselho Gestores. O CMS tem uma comissão que foi formada na última reunião ordinária realizada no do dia 19 de fevereiro na Câmara Municipal que está trabalhando este assunto nas Unidades de Saúde. “Esta Comissão está trabalhando para fazer a renovação dos CGU existentes e a formação novos Conselhos Locais. Estamos fazendo palestras e trabalhando nos bairros destacando a importância a participação dos usuários”.

A eleição acontecerá no dia 17 de maio de 2014. Os CGU já existem no Parque Indaiá, Hospital Dia, Parque Corolla, Itaici, Itamaracá e Jardim Oliveira Camargo.