A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Prefeitura de Indaiatuba lança

Programa multidisciplinar coordena esforços da comunidade
11/03/2014 12:22h


Foto: Divulgação
Prefeitura de Indaiatuba lança

O prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) realiza no próximo dia 19 (quarta-feira), na sala Acrísio de Camargo, no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba), às 19h30, o lançamento do Programa Viver (Valorizando o Indivíduo e a Vida em Recuperação). O objetivo é prevenir e combater o uso de drogas no município, sendo que a prevenção e o risco vão receber os maiores esforços.



“Enquanto representante público senti-me na responsabilidade de apresentar uma proposta eficiente que procurasse atender toda a população. Tenho plena convicção de que o combate às drogas é o social inadiável do nosso tempo”, afirma o prefeito.



O programa multidisciplinar é ao mesmo tempo simples, inovador e de grande eficácia, que organiza as iniciativas existentes na comunidade. As ações deixam de ser isoladas. Para toda essa coordenação foi criada a Central de Risco, composta por funcionários qualificados e um software de última geração. Assim que recebe a indicação de uma pessoa vulnerável, ela envia uma equipe treinada do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) para referenciar e acolher a família.



Com todos os dados em mãos, os profissionais traçam um Plano de Atendimento específico levando em conta o local da residência e projetos existentes no banco de dados. Essa pessoa é convidada a participar desse Plano. Mensalmente ela é acompanhada para avaliação, revisão e alterações no programa, até seu desligamento ou necessidade de outras intervenções.



O Programa Viver foi estruturado sobre cinco premissas básicas:



1) Proteger crianças e adolescentes que não estão envolvidos com as drogas;







2) Recuperar os iniciantes, que devem ser reintegrados à vida produtiva e saudável;







3) Trabalhar a drogatização considerando a necessidade de recuperar dependentes químicos como missão da sociedade;







4) Combater com ações permanentes e enérgicas o traficante e o fornecedor de entorpecentes;







5) O sucesso do programa está diretamente vinculado à participação de toda a sociedade.







“Compreendemos, por todo esforço empreendido e diante dos resultados obtidos, que o problema das drogas ainda não possui uma solução e já se tornou uma das maiores preocupações da família brasileira. Nossa proposta é trabalharmos unidos para garantir um futuro melhor a esta e às próximas gerações”, conclui Reinaldo Nogueira.







Drogas



As drogas geram inúmeros problemas complexos: sociais, biológicos, psíquicos e culturais. No Brasil, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) cresceu o uso de drogas ilícitas por adolescentes de 2009 para 2012, sobretudo entre as meninas. Conforme o próprio instituto, fatores de risco como tabagismo e álcool iniciam-se normalmente na adolescência (Pense, 2012 – IBGE).



Levantamento feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ligada ao Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), do Ministério da Justiça, revela que cerca de 370 mil brasileiros de todas as idades usaram regularmente crack e similares (pasta base, merla e óxi) nas capitais ao longo de pelo menos seis meses em 2012.



Além disso, 14% do total são crianças e adolescentes, o que equivale a mais de 50 mil usuários.



Ademais, o consumo de cocaína dobrou no Brasil, nos últimos seis anos, de acordo com o Relatório Mundial de Drogas 2013, divulgado pela ONU (Organização das Nações Unidas).
  • Redator(es): Lincoln Franco
  • Release N.º: 299

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba