Ciclistas visitam a captação do Ribeirão Piraí

Percurso alternou trechos de asfalto e terra
19/03/2014 14:44h

Foto: Giuliano Miranda DCS-Saae
Ciclistas visitam a captação do Ribeirão Piraí

Aconteceu no último domingo, 16, a 33ª edição do “Indaiatuba By Bike”, que teve como destino, a Estação de Captação do Ribeirão Piraí. O passeio contou com cerca de 120 ciclistas de Indaiatuba e região.

Guiados pelo Técnico de Turismo Sidnei Di Santi Júnior e pelo superintendente do SAAE, engenheiro agrônomo Nilson Gaspar, que participou do passeio como ciclista pela terceira vez, o evento realizado pelo Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, teve o apoio do SAAE, Nutriplus - que distribuiu kits de hidratação, Rely e Faculdade Max Planck.

Após o aquecimento, realizado no estacionamento da Prefeitura o grupo iniciou o percurso, com cerca de 30 km (ida e volta), seguiu pela ciclovia até o Jardim Colonial, cortando pelo Jardim Alice até a Francisco de Paula Leite. Na altura do Sesi, atravessaram a SP-75 pela passarela, prosseguindo pelo Distrito Industrial até o Bairro Pimenta, onde fizeram uma parada próximo ao Senai e seguiram até a captação.

“Essa é a terceira vez que o SAAE participa do evento. Em outras duas oportunidades visitamos a Estação de Tratamento de Esgoto Mário Araldo Candello e as obras da Barragem do Rio Capivari-Mirim. Além de beneficiar a saúde, é uma oportunidade para a população conhecer nossas instalações”, esclarece o superintendente.

Segundo Sidnei, "a visita à Captação foi um dos melhores passeios já realizados até o momento".

RIBEIRÃO PIRAÍ

Localizado na divisa com a cidade de Salto, o Ribeirão Piraí é responsável por 40% do abastecimento do município. Futuramente será construída uma barragem pelo Consórcio Intermunicipal formado por Indaiatuba, Itu, Salto e Cabreúva, que se encontra no estágio de elaboração do projeto executivo, obtenção de licenças ambientais e desapropriações das áreas a serem ocupadas pelo empreendimento, cujo lago a ser criado irá armazenar 9 bilhões de litros. Além dos recursos municipais, a obra conta com o apoio do governo federal.
  • Redator(es): Sérgio Gatolini – DCS/Saae