Representantes de Indaiatuba participam de conferência macroregional

Representantes da saúde participam de conferência
20/03/2014 14:36h

Foto: Deuzeni Ceppolini - SCS/PMI
Representantes de Indaiatuba participam de conferência macroregional

Vinte delegados representantes de Indaiatuba participam da Conferência Macro Regional de Saúde do Trabalhador, que vai até sexta-feira (21), em Campinas. O objetivo do evento é propor diretrizes para a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Os delegados representam a Secretaria Municipal de Saúde (gestão), Conselho Municipal de Saúde, trabalhadores, usuários dos municípios pertencentes ao Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), que são Santa Bárbara do Oeste, Itupeva, Monte Mor, Cabreúva e Indaiatuba.

O evento de Campinas é a preparação 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Estado de São Paulo, que irá acontecer entre os dias 8 e 10 de maio de 2014, em São Paulo. Para garantir vaga na conferência estadual, é preciso participação efetiva nas oficinas regionais, que acontecerão em várias cidades do estado de São Paulo. O Conselho Estadual de Saúde será responsável pela coordenação e organização das conferências.

A conferência macro regional acontece na Faculdade Anhanguera (FAC III-Campinas), localizada no bairro Taquaral em Campinas.

REUNIÃO

Na tarde de sexta-feira, 14, o secretário de Saúde de Indaiatuba, José Roberto Stefani, o presidente do CMS, Luiz Carlos Medeiros de Paula e representantes de vários segmentos da saúde estiveram reunidos na sala do CMS. O secretário de Saúde agradeceu o empenho dos presentes em participar da conferência e compartilhar a conquista do SUS e a sua evolução tanto na saúde do trabalhador e demais especialidades. A importância da efetivação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, considerando os princípios da integralidade e intersetorialidade nas três esferas de governo; financiamento da Política Nacional de Saúde do Trabalhador, nos municípios, Estados e União.

O presidente do CMS de Indaiatuba, Luiz Carlos Medeiros destacou que política nacional de saúde do trabalhador ficou estagnada desde 2005 e o objetivo das conferências regionais, estadual e nacional é resgatar o que ficou parado e criar novas diretrizes. “Também aproveitar os três dias do evento e debater e defender a saúde do trabalhador. Eleger os delegados para a Conferência Estadual”, explicou Medeiros.

CEREST

O Cerest/Regional de Indaiatuba atua na prevenção de doenças e acidentes de trabalho, estando habilitado para atender pacientes de Indaiatuba e mais três municípios: Monte Mor, Vinhedo e Santa Bárbara d’Oeste. O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) é uma unidade de saúde dirigida aos trabalhadores independente do seu vínculo de emprego (formal, informal, autônomo ou funcionários públicos), em área urbana ou rural. O centro conta com uma equipe multidisciplinar composta por dois médicos, um fonoaudiólogo, um terapeuta ocupacional, um psicólogo, um assistente social, um enfermeiro, um técnico em segurança do trabalho e profissionais da área administrativa.

O Cerest está situado à Av. Presidente Vargas, 457, Vila Vitória II. O telefone para contato é o (19) 3835-7265 ou (19) 3894-4959.
  • Redator(es): Deuzeni Ceppolini