Social lança projeto CRAS Jovem

28/03/2014 17:50h

Foto: Laís Fernandes – SCS/PMI
Social lança projeto CRAS Jovem

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria da Família e do Bem Estar Social lançou na última quinta-feira (28) o projeto CRAS Jovem que visa atender jovens e adolescentes de 14 a 17 anos, nas regiões dos CRASs Oliveira Camargo, Jardim Brasil, Parque Corolla e Morada do Sol. Cerca de 350 pessoas entre jovens atendidos e familiares compareceram no evento.

O secretário da pasta, Luiz Henrique Furlan deu abertura ao evento, destacando a importância do novo projeto. “Sabemos o quando é difícil concretizar o trabalho, quero dizer a todos os jovens com o apoio dos parceiros que essa é uma noite expressiva para nós que lutamos muito para implantar o projeto no município. Estamos dando condições para que vocês possam ocupar bons lugares na sociedade. Todo sucesso depende de sacrifício e empenhado, não conseguimos nada sem se sacrificar. Aproveitem essa oportunidade, pois queremos que vocês se tornem adultos com família constituída e que mudem a sociedade ao redor”, relata Furlan.

A secretária de Educação, Rita de Cássia Trasferetti falou na sequência. “Temos aqui famílias e jovens e sentimos e todos buscando algo melhor e essa é a nossa missão, organizar oportunidades para desenvolver a família. O social tem um enorme trabalho aqui e quero parabenizar toda equipe do projeto, os professores que fazem parte do CRAS Jovem que vão ajudar esses jovens a descobrirem novas oportunidades”, comenta Rita.

O vice-prefeito, Antonio Carlos Pinheiro (PTB) esteve representando o prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) e fez uso da palavra. “Nunca podemos perder a oportunidade de agradecer as pessoas e acolher a cada um. É com esse propósito que me animo para estar aqui em nome do prefeito, Reinaldo Nogueira. O sucesso de vocês depende apenas de vocês. O único caminho para o sucesso é o estudo unido ao trabalho e ambos somados a família. Vocês que participam do CRAS Jovem tem tudo para dar certo, depende de cada um. A administração pública tem se esforçado pra incluir dentro da cidadania todas as pessoas, além de construir infraestrutura para a cidade temos que trabalhar o social. Parabéns ao Furlan e a toda equipe de trabalho deste projeto”, sublinha, Pinheiro.

Também estiveram no evento o secretário de Desenvolvimento, Renato Stochi; a presidente do Funssol, Enides Nogueira Lopes Cruz; a vice-diretora da Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura), Nilza Xavier; o representante do Educandário Deus e a Natureza, Osmarino Rodrigues Lima e o presidente do Lyons Club, Edilson Alves.

CRAS Jovem Adolescente

O CRAS Jovem surgiu devido a necessidade de um projeto municipal que envolvesse ações de caráter preventivo, a longo prazo, e levando em consideração que a adolescência, acima de tudo, é um momento de formação e solidificação da personalidade. Visa atender jovens e adolescentes de 14 a 17 anos, em contraturno escolar.

É um projeto que auxilia os participantes a vivenciar o momento transitório da adolescência, com elementos que valorizam a postura ativa, a autonomia, a independência e formação psicossocial saudável, a busca de identidade, a identificação e fortalecimento de habilidades sociais, cognitivas e emocionais, culminando em uma inserção no mundo adulto de forma mais solidificada e com vistas a perspectivas de formação profissional e inserção saudável no mundo do trabalho. Atualmente, conta com a participação efetiva de 120 jovens e listas de espera em todos os CRAS.

Os 120 jovens pertencentes aos CRAS Oliveira Camargo, Tombadouro, Parque Corolla e Morada do Sol participam das seguintes atividades: Projeto Ambientação em parceria com Toyota; projeto “Informática Básica” em parceria com Educandário e palestras socioeducativas sobre diversos temas relativos à adolescência.

Os parceiros 2014 do projeto são: Secretaria Municipal de Educação; Educandário Deus e a Natureza; Toyota do Brasil e Fundação Toyota do Brasil.
  • Redator(es): Laís Fernandes