Funssol de Indaiatuba promove passeio turístico com grupos de 3ª idade

Idosos visitam a Estância Turística de Salto/SP
09/04/2014 14:39h

Funssol de Indaiatuba promove passeio turístico com grupos de 3ª idade

O Fundo Social de Solidariedade (Funssol) iniciou na semana passada, a programação de abril, para os 700 idosos de 16 grupos de 3ª idade, que consiste na realização de passeio pelos pontos turísticos da cidade de Salto/SP. Os passeios são realizados no período da manhã e são acompanhados pela equipe do Funssol. Durante os passeios são visitados, o Parque da Rocha Mantoannée, Ponte Pensil, o monumento de Nossa Senhora de Montesserat e o Parque das Lavras. No final dos passeios, os participantes realizam um piquenique.

A presidente do Funssol, Enides Nogueira Lopes Cruz explicou que este passeio faz parte das solicitações dos grupos durante as reuniões realizadas pelo Fundo. “Estamos atendendo os nossos grupos e proporcionando um dia diferente para os integrantes, pois muitos não conheciam estas belas paisagens e monumentos que estão localizados bem próximos de Indaiatuba. É um momento de confraternização e também de conhecimento”.

A presidente do Funssol acompanhada do Deputado Estadual, Rogério Nogueira (DEM) participaram do primeiro passeio do grupo de 3ª Idade Viver a Esperança do Clube Sol Sol. O transporte é cedido pela Prefeitura e também os lanches, sucos e água.

A presidente destacou que o Funssol preparou inúmeras atividades para atender a 3ª idade em 2014 e também apoiará outros eventos. “Teremos atividades para todos os gostos, uma agenda bastante ampla como o Seminário do Idoso, Palestras, II Tarde entre Amigos”, Festa das Mães, Festa dos Avós, Gincana Cultural, Mis e Mister 3ª Idade, entre outros”.

Também acompanham os grupos a coordenadora dos Grupos de 3ª Idade, Maria das Graças Mássimo, o professor de Educação Física Marcelo Stifter e a estagiária de Educação Física, Kahiara Mastessa Pezzuto.

PONTE PENSIL

A Ponte Pensil foi construída em 1913, para possibilitar o acesso de pescadores ao antigo “Porto das Canoas”. Constitui atrativo turístico especialmente por instigar o espírito aventureiro de visitantes a aproximar-se de um belíssimo cenário às margens do Rio Tietê.

ROCHA MOUTONNÉE

Localizado entre as rodovias da Convenção (SP-79) e do Açúcar (SP-79), a Rocha Moutonnée é um granito róseo de idade estimada cientificamente em 500 milhões de anos. Cientistas e pesquisadores estudam-na desde sua descoberta em 1946, pelo geólogo Marger Gutmans do Instituto Agronômico de Campinas.

O nome Moutonnée é internacionalmente atribuído ao tipo de rocha que possui formato arredondado, lembrando um carneiro deitado (moutonnée no francês, significa carneiro; moutonnée: acarneirado). Na superfície da Rocha são encontradas estrias e arranhaduras produzidas durante a glaciação pela movimentação das geleiras, que com dezenas de quilômetros de extensão e espessura arrastavam e trituravam todo o material que representasse obstáculo ao seu deslocamento. Conforme teoria dos cientistas, nesse período uma imensa massa de gelo cobria todo atual leste do Estado de São Paulo, deslocando-se de sudeste para noroeste.

MONUMENTO À PADROEIRA

O monumento à Padroeira, inaugurado em 1980, tem 38 metros de altura em concreto armado, foi edificado em homenagem a Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira de Salto. Por meio de escadarias internas é possível atingir o topo do Monumento, de onde se tem uma bela visão da cidade. No interior da imagem há uma lanchonete e uma capela com os restos mortais do capitão Antônio Vieira Tavares, fundador da cidade que foi devoto de Nossa Senhora do Monte Serrat.

O local de grande visitação e peregrinação de fiéis vindos de vários locais do Brasil.

É a segunda maior imagem sacra do Brasil, atrás somente do Cristo Redentor/RJ e é o maior monumento Mariano do Mundo. O endereço Praça João Paulo II, s/nº - Jd. Itaguaçu – Salto/SP, ao lado do Parque de Lavras.

PARQUE DAS LAVRAS

O Parque das Lavras tem cerca de 140 mil metros quadrados de área, é margeado pelo rio Tietê, tornando-se um valioso espaço para promover a educação ambiental e o turismo pedagógico.

Além das trilhas na mata que possibilitam o contato com paisagens naturais. O parque oferece aos visitantes outros atrativos como a nascente modelo, a praça do granito, o relógio do sol, o jardim das bromélias e o conjunto histórico- arquitetônico construído em 1906, que deu origem a segunda usina hidrelétrica construída no leito do Rio Tietê. O endereço Praça João Paulo II, s/nº - Jd. Itaguaçu – Salto/SP.
  • Redator(es): Deuzeni Ceppolini