Canil da Guarda Municipal faz palestra dentro do programa Viver

Palestra ocorreu na Escola Estadual Randolfo
17/04/2014 17:32h

Canil da Guarda Municipal faz palestra dentro do programa Viver

Os integrantes do Canil da Guarda Municipal (GM) realizaram na última quarta-feira (16) palestra na Escola Estadual Randolfo Moreira Fernandes, no Jardim Alice. O trabalho faz parte do Programa Viver lançado em março pelo prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB). Foram quatro palestras divididas para 650 alunos do fundamental II (5º a 8º anos) da unidade escolar. Além da palestra de combate as drogas também é feita a apresentação dos cães da GM: Thor, Euro, Max, Colt e Red, que trabalham nas abordagens e operações de combate ao tráfico.

A equipe do Canil é composta pelos GMs: Cunha, Osiel Henrique, Ricardo, Claudinei, Jean e Valdeir. “As ações educativas dentro das escolas são extremamente importantes dentro das atribuições do Canil”, comenta o chefe do Gabinete do Prefeito e secretário de Defesa e Cidadania, Alexandre Guedes Pinto. “A escola ou outra entidade que quiser agendar uma apresentação do nosso canil da Guarda Municipal basta encaminhar um oficio para a Secretaria de Defesa e Cidadania, que fica no prédio da Prefeitura, com a data e horário pretendidos para que seja feito o agendamento e aguardar o contato”, completa.

PROGRAMA VIVER

O programa multidisciplinar é ao mesmo tempo simples, inovador e de grande eficácia, que organiza as iniciativas existentes na comunidade. As ações deixam de ser isoladas. Para toda essa coordenação foi criada a Central de Risco, composta por funcionários qualificados e um software de última geração. Assim que recebe a indicação de uma pessoa vulnerável, ela envia uma equipe treinada do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) para referenciar e acolher a família.

Com todos os dados em mãos, os profissionais traçam um Plano de Atendimento específico levando em conta o local da residência e projetos existentes no banco de dados. Essa pessoa é convidada a participar desse Plano. Mensalmente ela é acompanhada para avaliação, revisão e alterações no programa, até seu desligamento ou necessidade de outras intervenções.

O Programa Viver foi estruturado sobre cinco premissas básicas: proteger crianças e adolescentes que não estão envolvidos com as drogas; recuperar os iniciantes, que devem ser reintegrados à vida produtiva e saudável; trabalhar a drogatização considerando a necessidade de recuperar dependentes químicos como missão da sociedade; combater com ações permanentes e enérgicas o traficante e o fornecedor de entorpecentes. O sucesso do programa está diretamente vinculado à participação de toda a sociedade.

A Central de Risco já pode ser acionada pelo número 3875-6600. O horário de funcionamento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
  • Redator(es): Gil Nunes