Desenvolvimento promove Palestra sobre Projeto Peiex junto com a Fundação Vanzolini

Palestra acontece dia 22 de maio no Paço Municipal
30/04/2014 17:56h

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria de Desenvolvimento promove no dia 22 de maio a partir das 8h30 no Auditório da Prefeitura a palestra de apresentação do Projeto PEIEX (Projeto Extensão Industrial Exportadora da ApexBrasil) com o objetivo de incentivar o pequeno e médio empreendedor a pratica da exportação.

Os principais assuntos tratados serão: como participar do projeto; quais as etapas; como funciona; e resultados. O projeto busca melhorar a competitividade das empresas por meio e capacitações. Podem participar indústrias de qualquer porte ou prestadoras de serviço, com produtos potenciais exportadores ou a população em geral que queira mais conhecimento na área. Não é necessário querer exportar. Para participar basta realizar a inscrição pelo e-mail desenvolvimento@indaiatuba.sp.gov.br.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento a expectativa é da participação de aproximadamente 200 empresas. A ideia é que um percentual dos participantes se interesse e faça a adesão ao projeto.

PROJETO PEIEX

O Projeto PEIEX tem por objetivo incrementar a competividade da empresa e prepara-la para o mercado externo. Trata-se de um projeto gratuito, financiado pela ApexBrasil e no Estado de São Paulo operado pela Fundação Vanzolini. Este projeto é realizado em 13 estados e no Distrito Federal, são 33 Núcleos Operacionais, sendo que os Núcleos do Estado de São Paulo são Grande São Paulo, Grande Ribeirão Preto e Grande Campinas.

A ApexBrasil realiza convênios com instituições de ensino ou institutos de pesquisa tecnológica para executar este projeto, aqui no caso a Fundação Carlos Alberto Vanzolini, ligada a Engenharia de Produção da USP.

O projeto é dividido em três fases, sendo uma primeira de apresentação / explicação, a segunda é a fase de diagnóstico e a terceira priorização e implantação de melhorias priorizadas. As áreas de avaliação das empresas são: Administração Estratégica, Capital Humano, Finanças e Custos, Vendas e Marketing, Produto e Manufatura e eventualmente quando existe a área de Comercio Exterior. Todo o trabalho é realizado por profissional com nível superior, na maioria dos casos pós graduação, experiência empresarial e em consultoria. A metodologia utilizada foi preparada e é constantemente atualizada pela equipe do PEIEX da Apex Brasil.

FUNDAÇÃO VANZOLINI

No final da década de 60, aumentavam a demanda e a exigência por profissionais especializados em Administração Industrial e Engenharia de Produção. Os cursos superiores eram, assim, insuficientes para atender aquele mercado de trabalho em expansão. Foi nesse contexto que, em 31 de março de 1967, um grupo de professores do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP, liderado pelo professor Ruy Aguiar da Silva Leme, criou a Fundação Carlos Alberto Vanzolini.

Ao longo desses anos, a instituição consolidou-se como um importante órgão de difusão da Engenharia de Produção, tendo, inclusive, passado a ministrar cursos de especialização para a capacitação de profissionais, em convênio com a Escola Politécnica da USP. A atuação da Fundação Vanzolini foi além do campo da Educação Continuada, para também crescer em áreas como Certificação, Gestão de Tecnologias aplicadas à Educação e Projetos de Consultoria e Pesquisa, nas quais tornou-se um grande centro de referência.

A Fundação Vanzolini também prioriza seus projetos e atividades por relevância econômica e social e, por esse motivo, pauta sua atuação por critérios de excelência acadêmica, profissional e ética. A Fundação é ainda um centro de referência internacional em temas de destaque para as empresas privadas e para os órgãos e entidades do setor público que buscam alcançar e manter padrões elevados de desempenho.

Tem como objetivo desenvolver e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos inerentes à Engenharia de Produção, à Administração Industrial, à Gestão de Operações e às demais atividades correlatas que realiza, com total caráter inovador. Atua em âmbito nacional com estrutura sediada em São Paulo capital.
  • Redator(es): Laís Fernandes