Guarda Civil tira de circulação 336 porções de drogas durante feriado prolongado

Droga foi abandonada no Jardim Eldorado
05/05/2014 16:54h

Foto: Divulgação

A Guarda Civil atendeu no último feriado prolongado quatro ocorrências envolvendo localização de drogas e um total de 336 porções de entorpecentes. A primeira situação ocorreu por volta das 16h25 da última sexta-feira (2) quando uma equipe da Guarda em patrulhamento pela Vila Georgina recebeu a informação de populares que uma pessoa dentro de um Santana estava na pratica de tráfico de drogas nas imediações. Na seqüência o veículo foi localizado e as características do ocupante também “bateram” com a denúncia. No automóvel foram localizadas 10 porções de cocaína, uma balança e R$ 81 em dinheiro.

DISK-DROGAS

Diante do flagrante M.D.C.A., 29, confessou o ato e informou que na sua residência havia mais entorpecente. Com a devida autorização de M. foi realizada uma busca na casa e localizadas mais 53 porções de cocaína e diversas embalagens vazias. O mesmo informou que fazia uma espécie de Disk-Drogas. Ele recebia o telefonema e levava até o “cliente”. O individuo foi conduzido até a Delegacia e autuado em flagrante pela autoridade policial.

DROGA “ABANDONADA”

A segunda situação teve início às 17h31, também da sexta-feira (2). Uma guarnição foi acionada pelo Centro de Operações, Atendimento e Despacho (Coade) para uma averiguação na rua Silvio Talli referente a tráfico de drogas. Foram localizadas 20 porções de substância aparentando ser crack e 41 de um pó branco semelhante a cocaína. O material estava “abandonado” em um canteiro em frente a uma residência. Ninguém foi detido.

Outra ocorrência de droga abandona foi registrada no sábado (3). Mediante denúncia o cão farejador Max foi acionado para averiguação no Jardim Eldorado. No perímetro indicado foram achadas pelo integrante do Canil da Guarda Civil 30 porções de maconha e seis de cocaína. O “produto” foi conduzido até a Delegacia e entregue a autoridade de plantão.

Já no domingo (4), por volta das 15h15, foi a vez de “abandonarem” o material entorpecente no Jardim Tancredo Neves. Viatura em patrulhamento recebeu denúncia anônima de que um motociclista havia deixado uma sacola no meio do capim na rua João Carlos Wolf, nas proximidades de uma creche e saiu em alta velocidade. Viatura foi até o local indicado e encontrou um embrulho com 33 porções de substância semelhante a maconha e 140 parecidas com cocaína. O material foi entregue na Delegacia.

PROGRAMA VIVER

Lembrando que o prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) lançou em março o Programa Viver. Que consiste em um trabalho multidisciplinar é ao mesmo tempo simples, inovador e de grande eficácia, que organiza as iniciativas existentes na comunidade. As ações deixam de ser isoladas. Para toda essa coordenação foi criada a Central de Risco, composta por funcionários qualificados e um software de última geração. Assim que recebe a indicação de uma pessoa vulnerável, ela envia uma equipe treinada do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) para referenciar e acolher a família.

Com todos os dados em mãos, os profissionais traçam um Plano de Atendimento específico levando em conta o local da residência e projetos existentes no banco de dados. Essa pessoa é convidada a participar desse Plano. Mensalmente ela é acompanhada para avaliação, revisão e alterações no programa, até seu desligamento ou necessidade de outras intervenções.

O Programa Viver foi estruturado sobre cinco premissas básicas: proteger crianças e adolescentes que não estão envolvidos com as drogas; recuperar os iniciantes, que devem ser reintegrados à vida produtiva e saudável; trabalhar a drogatização considerando a necessidade de recuperar dependentes químicos como missão da sociedade; combater com ações permanentes e enérgicas o traficante e o fornecedor de entorpecentes. O sucesso do programa está diretamente vinculado à participação de toda a sociedade.

A Central de Risco já pode ser acionada pelo número 3875-6600. O horário de funcionamento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

• Redator(es): Gil Nunes