Fiscalização multa seis bares em Operação Fecha Bar

Somente bares foram encontrados com som alto
12/05/2014 15:31h

Foto: Gil Nunes - SCS/PMI
Fiscalização multa seis bares em Operação Fecha Bar

Os departamentos de Fiscalização de Taxas e Posturas e do Meio Ambiente com apoio da Guarda Civil (GC) realizaram na última sexta-feira (12) a operação fecha bar e som alto em veículos. A ação foi motivada por reclamações feitas nos canais de comunicação com a população como 0800-770-770-2 e o e-mail indaiatuba@indaiatuba.sp.gov.br. Nenhum veículo foi localizado com som alto ou houve constatação de denúncia, sobre o problema, feita no telefone 153 da GC durante a operação, que foi das 22h35 às 03h23.

Durante o trabalho foram vistoriados sete bares, sendo que três receberam multa de 75 Ufesp (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo), no valor de R$ 1.510,50, cada local, por falta de alvará e ainda receberam outra multa por estar aberto após às 23h, no valor de 100 Ufesps ou R$ 2.014,00. Outros três estabelecimentos, que tinham alvará, mas não estavam autorizados para horário especial também foram autuados em 100 Ufesp. Entre os sete bares vistoriados, o departamento de Meio Ambiente também efetuou três multas por falta de autorização para utilização de som. Foram mais 100 Ufesps para cada.

Um individuo que estava com indulto de Dia das Mães (liberação do Poder Judiciário para passar o final de semana com a mãe) e estava em um dos bares após às 22h (horário limite perante a lei) foi conduzido até a Delegacia pela Guarda Civil, onde foi feito um Termo Circunstanciado e liberado pela autoridade de plantão. Uma pessoa, de Campinas, que alegou ser ambulante e estava com 600 DVDs foi autuada em 75 Ufesps e teve a mercadoria apreendida. O material será inutilizados após o prazo de recurso.

Segundo o diretor de Fiscalização da Prefeitura, José Carlos de Melo, as operações ocorrem sempre em dias e horários aleatórios. “Escolhemos dias e horários diferentes e fazemos esse trabalho de fiscalização surpresa tomando por base denúncias que recebemos pelos canais de comunicação da Prefeitura. As denúncias são geralmente de perturbação do sossego, seja por som alto, ocupação de calçada ou funcionamento fora do horário estabelecido em alvará”, comenta.

PROGRAMA VIVER

Durante a operação foram realizadas abordagens no Floresta Parque, praças da Cerejeiras e Luiz Narezzi, Raia de Remo e estacionamento do Parque Ecológico. Em um dos locais um adolescente informou ser usuário de drogas. Sua mãe foi chamada até o local e o jovem e sua genitora aceitaram o acompanhamento ao Programa Viver.

Lembrando que o prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) lançou o Programa Viver. Que consiste em um trabalho multidisciplinar é ao mesmo tempo simples, inovador e de grande eficácia, que organiza as iniciativas existentes na comunidade. As ações deixam de ser isoladas. Para toda essa coordenação foi criada a Central de Risco, composta por funcionários qualificados e um software de última geração. Assim que recebe a indicação de uma pessoa vulnerável, ela envia uma equipe treinada do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) para referenciar e acolher a família.

Com todos os dados em mãos, os profissionais traçam um Plano de Atendimento específico levando em conta o local da residência e projetos existentes no banco de dados. Essa pessoa é convidada a participar desse Plano. Mensalmente ela é acompanhada para avaliação, revisão e alterações no programa, até seu desligamento ou necessidade de outras intervenções.

O Programa Viver foi estruturado sobre cinco premissas básicas: proteger crianças e adolescentes que não estão envolvidos com as drogas; recuperar os iniciantes, que devem ser reintegrados à vida produtiva e saudável; trabalhar a drogatização considerando a necessidade de recuperar dependentes químicos como missão da sociedade; combater com ações permanentes e enérgicas o traficante e o fornecedor de entorpecentes. O sucesso do programa está diretamente vinculado à participação de toda a sociedade.

A Central de Risco já pode ser acionada pelo número 3875-6600. O horário de funcionamento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

• Redator(es): Gil Nunes