Saae realiza represamento do Rio Capivari Mirim e armazena 50 milhões de litros

Mais uma alternativa para abastecer a população
27/05/2014 12:00h

Foto: Giuliano Miranda DCS-Saae
Saae realiza represamento do Rio Capivari Mirim e armazena 50 milhões de litros

Para garantir o abastecimento de água à população de Indaiatuba nesse período de estiagem, a superintendência do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) vem buscando algumas alternativas, como o represamento provisório do rio Capivari Mirim.

Essa obra foi realizada em uma área já limpa, onde está sendo construída a Barragem, e futuramente será inundada.

A manobra permitiu que com a chuva dos últimos dias, se formasse uma lagoa com um espelho d’água de 75 mil m² e 50 milhões de litros de água reservada.

Além dessa ação, tem-se buscado alternativas para aumentar as fontes de captação de água para tratamento, como o estudo de avaliação que está sendo realizado, para possível uso dos aquíferos Tubarão e Cristalino; a solicitação de ativação da outorga para uso das águas do rio Jundiaí e o uso das lagoas públicas e particulares que aumentam a vazão dos mananciais que utilizamos para captação. “O Saae vem investindo e buscando alternativas para enfrentar essa estiagem, mas é importante que a população continue colaborando, não lavando carros, calçadas e quintais com mangueira, tomando banhos mais rápidos e verificando se há vazamentos no imóvel, para evitar a perda de água tratada”, alerta o superintendente da autarquia, engº agrônomo Nilson Alcides Gaspar.
  • Redator(es): Renata Birolli Coutinho – DCS/Saae