Estado aponta que 50.000 pessoas prestigiaram Virada Cultural em Indaiatuba

29/05/2014 17:11h

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI
Estado aponta que 50.000 pessoas prestigiaram Virada Cultural em Indaiatuba

Cerca de 50.000 pessoas prestigiaram as 26 atrações gratuitas da 8ª edição da Virada Cultural Paulista, promovida nos dias 24 e 25 de maio em Indaiatuba pela Secretaria de Estado da Cultura, com apoio da Secretaria Municipal de Cultural. A contagem oficial de público, realizada pelo Estado, leva em consideração a somatória do número de pessoas presentes em cada uma das apresentações. De artistas consagrados da música brasileira até novos nomes do cenário cultural e destaques internacionais, não faltaram opções para todos os estilos e faixas etárias, reforçando mais uma vez a diversidade e a diversão para toda a família, características do evento. “Foi uma grande festa, com muita interação com os artistas, clima muito tranqüilo, sem nenhuma ocorrência mais grave, como em todos os anos”, destaca a secretária municipal de Cultura Erika Hayashi Kikuti. “Ficamos muito satisfeitos em participar novamente desta importante iniciativa do Estado, nossa parceria se consolida a cada edição”, conclui.

No sábado, dia 24, quem foi ao Ciaei teve como primeira atração a dança, com a Cia TFStyle e o espetáculo “Deserto das Ilusões”. Na sequência, vieram Coletivo Amarelo Croata com performance, o musical clown Palhaça Rubra – “Escalafobética” e o stand up “Não Seja Rudy”, com Rudy Landucci, um dos mais concorridos da noite. No domingo foi a vez da criançada com o teatro infantil “Histórias por Telefone”, com a Cia Delas. Encerrando a agenda neste palco, veio a peça “Gangue”, com a Cia Provisório Definitivo.

Ainda no primeiro dia, o palco externo montado no Parque Ecológico trouxe opções musicais variadas, incluindo o balanço do DJ HarryGoes, o rap do indaiatubano Projetamente, o hip hop da cantora Yzalú com o show “Mulheres Negras”, o rock do Tokyo Savannah e o grupo inglês Asian Dub Foundation, que surpreendeu com canções do mais recente álbum, “The Signal and The Noise”, mesclando influências do punk, músicas folclóricas bengalesas, dub, eletrônico, rock e jungle. No domingo, o destaque foi o show da banda Titãs, com repertório de clássicos como Marvin, Epitáfio e Flores, além de hits do novo CD “Nheengatu”. Pela manhã, a OSESP – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo já havia encantado aos presentes e até mesmo quem passeava pelo Parque Ecológico. Completaram a agenda do palco externo a cantora Karina Zeviani com o show “Amor Inventado” e o rock do Porcas Borboletas. Este ano uma novidade foi a exibição de curtas em telão em parceria com o MIS (Museu da Imagem e do Som), com projeção de “O Gigante”, “A Ilha”, “Destimação” e “Paleolito”.

Nos palcos alternativos localizados no Shopping Jaraguá, Câmara Municipal e Praça Dom Pedro II, a programação local preparada pela Secretaria Municipal de Cultural trouxe a Orquestra de Indaiatuba, exposição coletiva dos artistas Elisa Faccin, Aruângua, Livar, Bia Amaral, Caldeira, Cristian Psedks, Kênia D´Angelo e Marcelo Rosa, o show Encontro da MPB com Nei Bonfah, Zeca Caetano e Nau Martins, completando com a exibição do filme “Toque de Mestre” em parceria com Topázio Cinemas. Os fãs de rock celebraram ainda apresentações das bandas Corruptos, Fast Falling e Death Proof.

Nesta edição outra inovação foi o aplicativo para celulares disponibilizado pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com o portal Catraca Livre e a Fábrica de Aplicativos. Com download simples e rápido, possibilita ao público consultar a programação de todas as cidades participantes.

Sobre a Virada Cultural Paulista

A Virada Cultural Paulista é realizada em parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e os municípios participantes. Enquanto o Estado arca com todos os custos de contratação dos artistas e monta a programação cultural principal, as prefeituras custeiam todo o investimento na montagem da infraestrutura de palco, som e luz, além de garantirem a segurança e a limpeza nas áreas do evento. Por fim, o Estado estimula os municípios a montar programações paralelas, com artistas locais, de forma a dar visibilidade à produção cultural local.

Pela primeira vez na história da Virada Cultural Paulista o evento foi dividido em dois finais de semana, com a participação de 28 cidades. Indaiatuba integrou a primeira etapa. Nos dias 31 de maio e 01 de junho, a festa continua em mais 14 cidades, incluindo Campinas. Outras informações podem ser obtidas no site www.viradaculturalpaulista.org.br
  • Redator(es): Adriana Panzini