Feira de ciências acontece em todas as escolas municipais no sábado

05/06/2014 17:14h

Foto: Arquivo- Eliandro Figueira - SCS/PMI
Feira de ciências acontece em todas as escolas municipais no sábado

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria de Educação realiza no sábado (7) das 9h às 12h em todas as Unidades Escolares Municipais a Feira de Ciências com exposição de experimentos referentes aos conteúdos de Ciências aplicados em aula e trabalhos feitos pelos alunos da Rede Municipal. Atualmente o município possui 16.289 alunos matriculados do Ensino Fundamenta, Educação Infantil e no EJA (Educação para Jovens e Adultos). A Feira é aberta a toda população.

Além dos experimentos científicos, os alunos dos 5ºs anos do Ensino Fundamental e da etapa II da Educação Infantil farão a apresentação final do ‘Projeto Ambientação - Crescendo com o Futuro’ que visa desenvolver ações que promovam a sustentabilidade dentro das escolas e a multiplicação destas ações para a comunidade em geral com práticas de cidadania. Esta é a sétima edição do projeto que funciona em parceria com a Toyota e com a Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente e é baseado na certificação ISO 14000.

A meta a ser atingida será mostrada de duas maneiras, para as escolas que comprovarem continuidade do projeto e a redução de 5% em cima do ponto de ocorrência encontrado e a redução proporcional comparada aos 20% de redução da situação ideal. Para as escolas que não comprovarem a continuidade no projeto a redução será de 7% em cima do ponto de ocorrência encontrado e redução proporcional comparada aos 20% de redução da situação ideal.

Todos os alunos da Rede Municipal foram envolvidos com o ‘Ambientação’ onde cada escola trabalhou um tema, sendo eles: água, energia e resíduos; no ultimo item dividido em lixo verde, orgânico, inerte, lixo eletrônico e reciclável. Os temas foram estudados, a fim de que todos compreendessem a utilização dentro do ambiente escolar e buscasse soluções ambientais para uso racional dos mesmos, diminuindo o consumo e otimizando os recursos. As soluções encontradas foram implementadas na Unidade Escolar e seus resultados serão demonstrados pela metodologia pré-determinada no projeto.

Para a orientadora pedagógica, Tania Cataldi, é importante que os pais e a família participem da Feira de Ciências. “Nosso objetivo é materializar as experiências e demonstrar na prática todo aprendizado em Ciências. Para valorizar esse trabalho é importante a participação dos pais e de toda família, pois assim traz para a criança um significado maior na hora de apresentar seu trabalho para alguém do seu circulo afetivo”, destaca e conclui Tânia.

• Redator(es): Laís Fernandes