Reinaldo Nogueira inaugura nova sede do Conselho Tutelar

Conselho Tutelar é inaugurado e recebe um veículo zero
06/06/2014 10:24h

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI
Reinaldo Nogueira inaugura nova sede do Conselho Tutelar

O prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira (PMDB) inaugurou na quinta-feira (5), a nova sede do Conselho Tutelar de Indaiatuba, localizada na Rua dos Ipês, 159, Jardim Pompeia. O evento contou com as presenças dos conselheiros tutelares, autoridades, secretários municipais, vereador, representantes de ONGs, entidades, igrejas e OAB, segurança pública, conselhos municipais, do Condeca (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente) e representantes dos Conselhos Tutelares dos municípios de Valinhos, Vinhedo e Itupeva. A nova sede foi reformada e ganhou salas que abrigam os cinco conselheiros tutelares, recepção, banheiros, cozinha e sala de reunião. A reforma foi feita pela Arcadium Construtora Ltda. Me e custou cerca R$ 139.756,17.

O secretário da Família de do Bem Estar Social, Luiz Henrique Furlan, declarou a sua satisfação entregar o novo espaço reformado e equipado para os conselheiros. “Sabemos das dificuldades enfrentadas pelos conselheiros no trabalho do dia a dia. Agradeceu o prefeito Reinaldo Nogueira pelo novo espaço e pelo suporte dado à Secretaria da Família e do Bem Estar Social e em consequência ao Conselho Tutelar para que este possa atender todas as demandas”.

A presidente do CMDCA, Noêmia Giatti Roncatto destacou que todos os pais, mães e população são responsáveis em proteger as crianças e adolescentes de nossa sociedade. “É nosso dever e nossa obrigação ajudar a cuidar destas crianças. Temos que ajudar as entidades, as ONGs, o Programa Viver”. Revelou que não gerou um filho, mas ganhou de presente um filho adotivo e graças a ele tem uma família. “Sei o quanto é importante ter uma família e hoje tenho uma neta e como tenho amor e cuidado com ela”.

O atual coordenador do Conselho Tutelar, Gerson Urban, contou uma lenda Hindu para ilustrar a sociedade. “Dois pescadores estavam em um rio e viram duas crianças se afogando e pedindo socorro. Os dois pularam na água e salvaram as duas crianças. Logo depois vieram mais quatro crianças e os dois saltaram e conseguiram salvar apenas duas e logo depois mais crianças. Um pescador saiu da água e o seu companheiro o questionou para onde iria. Então o pescador respondeu, fique com as crianças, que eu vou atrás daqueles que estão jogando as crianças no rio”.

“Nós precisamos de mais e mais pescadores e muitos braços, por isso agradecemos o CMDCA, a administração municipal, as ONGS, a Casa da Providência e outros braços estendidos para salvar nossas crianças. Agradecemos o espaço amplo para proporcionar um melhor acolhimento para as nossas crianças e adolescentes”, destacou o coordenador.

Reinaldo destacou que o Programa Viver está fazendo a busca ativa de crianças em situação de vulnerabilidade através dos Cras. “Temos uma Lei Municipal que determina que as empresas que procuram se instalar em nosso município deve doar um percentual para o social. Também faremos mais campanhas para a arrecadação do Imposto de Renda para o Funcri”.

O Conselho de Indaiatuba após a sua mudança para o novo prédio, recebeu da Prefeitura, 30 cadeiras, duas longarinas, seis cadeiras giratórias, um armário de cozinha, um bebedouro, uma geladeira, três mesas em L, oito ventiladores, dois armários de aço e quatro microcomputadores, totalizando um investimento de R$ 18.233,00.

VEÍCULO ZERO QUILOMETRO

O Conselho Tutelar de Indaiatuba recebeu na quarta-feira (4) da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, um veículo Palio Weekend 2014, cinco computadores, uma geladeira, um bebedouro e uma impressora. O material faz parte de um kit distribuído pelo governo federal para equipar as sedes dos Conselhos Tutelares dos municípios brasileiros.

CONSELHO TUTELAR

O Conselho é composto por membros eleitos pelos munícipes e tem como atribuição garantir o cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O trabalho baseia-se em denúncias de maus tratos, evasão escolar, negligência, mendicância, trabalho infantil, abuso sexual e social. O Conselho Tutelar atende por dia, de cinco a sete denúncias. Cada conselheiro tem cerca de dois mil prontuários sob seus cuidados. Também atendem as denúncias feitas no Disque 100 da

Os cinco Conselheiros Tutelares eleitos para a gestão até o final de 2015, são Gerson Antônio Urban, Patrícia Maura Bonini Brancaglion, Solange Bonito, Kátia Aparecida Précoma, Antônio Carlos de Oliveira que assumiu o cargo na última segunda-feira (2) em substituição da conselheira Maria Fernanda Salvadori Rodrigues Krahembuhl que pediu exoneração. Os membros cumprem jornada mínima de 30 horas semanais, além de submeter-se aos turnos de trabalho e plantões à distância. Prestam atendimentos diários, das 8h às 17h, com plantões noturnos e aos finais de semana. O número 3894-2542.

Além dos conselheiros, o órgão conta com o trabalho de duas recepcionistas, um motorista, uma servente e um guarda civil.

O espaço novo abrigou anteriormente o projeto Cáritas da Igreja Católica e o Projeto Gente Eficiente da Secretaria da Família e do Bem Estar Social. O Conselho Tutelar funcionava anteriormente em um imóvel alugado na Rua Alberto Santos Dumont, 1088, Cidade Nova.
  • Redator(es): Deuzeni Ceppolini