Secretaria de Saúde vacinará contra influenza novos grupos de profissionais

09/06/2014 15:03h

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba por meio do Departamento de Vigilância em Saúde informa que a campanha de Influenza deste ano, no Estado de São Paulo, foi ampliada após atingir as coberturas mínimas preconizadas para grupos prioritários (80%). Os trabalhos foram expandidos para outros grupos: professores da Educação Infantil e Fundamental, incluindo os outros funcionários da educação desses estabelecimentos (tanto públicos quanto privados), policiais militares, civis, bombeiros, guarda civil, carteiros e cuidadores de acamados. Os interessados devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e devidamente identificado solicitar a vacina.

A Secretaria de Saúde imunizou até o dia 5 de junho, 38.075 pessoas dos grupos prioritários, sendo 17.430 idosos, 16.354 crianças, 1.182 gestantes, 2.763 trabalhadores, 346 puérperas.

Também foram vacinadas as pessoas 6.858 pertencentes aos grupos com comorbidades (renais crônicos, diabetes, transplantados, obesos, doença cardíaca crônica, doença neurológica crônica, doença respiratória crônica entre outras).

A influenza pode levar a complicações graves e a morte, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção viral. A cada ano esta gripe pode se apresentar de forma diferente. A principal ação para prevenir esta doença é a vacinação. Esta campanha é realizada entre os meses de abril e maio vem contribuindo ao longo dos anos para a prevenção da gripe nos grupos vacinados, além de apresentar impacto na redução das internações hospitalares, gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias e mortes evitáveis.
  • Redator(es): Deuzeni Ceppolini