Reinaldo Nogueira participa de entrega de certificados para entidades e projetos

Entrega de certificados aconteceu no Centro Aydil Bonachella
18/06/2014 18:21h

Foto: Deuzeni Ceppolini - SCS/PMI

O prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) participou no dia 17 de junho, da cerimônia de entrega dos certificados para as 20 Entidades e dois Projetos de Indaiatuba, inscritos no (CMAS) Conselho Municipal de Assistência Social. O documento comprova que as entidades estão inscritas no Conselho com documentação correta e reconhecimento público de suas ações. O certificado tem duração de três anos. O evento aconteceu no Centro de Convenções Aydil Bonachela e contou com as presenças do secretário da Família e do Bem Estar Social, Luiz Henrique Furlan; da presidente do CMAS, Viviane Roberta Barnabé e as diretorias das entidades.

A presidente do CMAS, Viviane Barnabé fez um breve relato da função do Conselho, que é um órgão fiscalizador e gestor e das entidades assistenciais. “Nosso objetivo é fiscalizar o que cada entidade faz e orientar e punição”, comenta. “O Conselho tem a função de zelar pela rede de serviços das entidades. Desde 2009, o Governo Federal tem feito mudanças na normatização das entidades, que determina como de ser o funcionamento dos serviços”.

Viviane solicitou que as entidades sejam parceiros do profissional de Serviço Social, para que as diretorias deem credibilidade para este profissional, pois eles são capacitados para fazer a tipificação e cumprir a legislação. “As entidades que não se enquadrarem nas novas normas podem perder a verba pública”.

O prefeito Reinaldo Nogueira destacou que conhece e sabe como é importante o trabalho das entidades de Indaiatuba. “Sabemos o quanto é desafiador o trabalho das entidades. A profissionalização das entidades é possível e se faz necessário para atender toda a legislação da Assistência Social vigente e os resultados são visíveis”.

Reinaldo ressaltou que sabe o quanto é difícil a liberação de verba para a construção dos projetos municipais, citou que há o projeto de 2007 para construção da UBS de Itaici e a verba só foi liberada em 2012. “Sabemos o quanto é burocrático, mas as diretorias das entidades podem conversar e buscar soluções em prol dos envolvidos. Sabemos do trabalho incessante das entidades e torcemos para chegar o dia que não precisaremos de ONGs e nem da Assistência Social”.

Outra informação da presidente é que o CMAS fará capacitações de tipificação nos meses de agosto e setembro de 2014. O CMAS é vinculado a Secretaria Municipal da Assistência e Bem Estar Social de Indaiatuba e criado pela Lei nº 3.366, de 31/10/1996

Receberam certificados a entidades:

1. Associação Beneficente ABID

2. Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Indaiatuba – APAE

3. Casa da Fraternidade – Grupo Espírita Mensageiros da Paz

4. Casa da Mulher “Anália Franco” – Centro Espírita “Padre Zabeu Kauffman”

5. Centro de Convivência Amor Sem Limites – CECAL

6. Centro de Inclusão e Assistência às Pessoas com Necessidades Especiais –

CIASPE

7. Centro de Integração, Reabilitação e Vivência do Autista – CIRVA

8. Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro de Indaiatuba – CAMPI

9. Comunidade Farol

10. Dispensário Antônio Frederico Ozanan

11. Educandário Deus e a Natureza

12. Federação das Entidades Assistenciais de Indaiatuba- FEAI

13. Instituto Henrique da Silva Semente – IHESS

14. Lar de Velhos e Espaço Dia Emmanuel – Centro Espírita “Apóstolos do Bem”

15. Manaem Obras Sociais e Educacionais

16. Nosso Lar Benedita Rangel Nogueira

17. Organização Assistencial Bolha de Sabão

18. Voluntárias de Apoio à Família com Pessoas Portadoras de Câncer e Patologias

Hematológicas – VOLACC

19. Associação Nazarena Assistencial de Indaiatuba – ANAI

20. Sociedade Interativa Sol Nascente de Indaiatuba – SISNI

Projetos inscritos no CMAS

1. Casa da Criança Jesus de Nazaré – Projeto “Aprendizagem em Conjunto na Creche”

2. Casa da Providência – Projeto “Centro de Atendimento à Criança” e “Padaria Artesanal Doces & Salgados”.

• Redator(es): Deuzeni Ceppolini