Saae alerta sobre necessidade de evitar desperdício de água

Colaboração da população é muito importante
01/07/2014 17:31h

Foto: Giuliano Miranda DCS-Saae
Saae alerta sobre necessidade de evitar desperdício de água

Desde o final de 2013 a região está enfrentando uma forte estiagem, quando as chuvas deixaram de acontecer como o esperado para a época. Indaiatuba há mais de 40 dias sem chuvas significativas. O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), para evitar que a população fique sem água, vem buscando alternativas para aumentar as fontes de captação, como o represamento provisório do Rio Capivari-Mirim, realizado na área onde está sendo construída uma barragem. A manobra possibilitou a formação de uma lagoa com 50 milhões de litros, e está auxiliando de forma significativa o abastecimento.

A intensificação do Programa de Combate às Perdas de Água na rede de distribuição, que vem evitando consideravelmente o desperdício de água tratada, o desassoreamento de represas e mananciais, como o Ribeirão Piraí e o uso de lagoas particulares e públicas para aumentar a vazão dos mananciais utilizados, também colaborou para a manutenção do abastecimento normalizado.

Segundo meteorologistas somente a partir de outubro deverá voltar a chover de forma significativa na região.

Por esse motivo é importante que a população colabore e evite o desperdício não lavando carros, calçadas e quintais com mangueira, tomando banhos mais rápidos e verificando se há vazamentos no imóvel, para evitar a perda de água tratada. “Estamos fazendo nossa parte para que a cidade não sofra com racionamento, como vem acontecendo na maioria das cidades da região, mas a colaboração da população nesse momento é muito importante” completa Nilson Gaspar, superintendente do Saae.

• Redator(es): Renata Birolli Coutinho – DCS/Saae