Prefeito participa de formatura do Curso de Educação Alimentar do Cresans

03/07/2014 17:38h

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI
Prefeito participa de formatura do Curso de Educação Alimentar do Cresans

O prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira (PMDB) participou na tarde de quinta-feira (3) da formatura do projeto ‘Educação Alimentar’ ministrado pelo Cresans (Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável) que é vinculado a Secretaria da Família e do Bem Estar Social. O evento aconteceu no Auditório da Prefeitura com a entrega de certificados de conclusão de curso para 135 formandos. O projeto abrange a comunidade em geral e multiplicadores; famílias em situação de extrema pobreza; beneficiários de programas de transparência de renda; pessoas com deficiência; idosos e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (Diabetes, colesterol, hipertensão arterial e obesidade).

O secretário da pasta Luiz Henrique Furlan, iniciou a formatura agradecendo a presença do prefeito, Reinaldo Nogueira (PMDB); do vice-prefeito, Dr. Antônio Carlos Pinheiro; da presidente do Funssol, Enides Nogueira Lopes Cruz, do vereador Hélio Ribeiro e da diretora do Cresans, Maria do Carmo Dalan. Na sequencia ressaltou sobre a importância do projeto. “Esse trabalho melhora a cada ano e entendemos que não é só o aprendizado de cozinhar com hábitos saudáveis, mas a qualidade do conhecimento passado a cada um. Além disso, quem sai ganhando é o aluno e a cidade, pois comendo melhor favorece a redução de doenças e diminui os encargos com a saúde trazendo uma qualidade de vida ainda maior” comenta Furlan.

A diretora do Cresans, Maria do Carmo Dalan, proferiu aos formandos. “Começamos com poucos bairros atendidos e hoje atingimos novos territórios, isso traz uma grande alegria a toda equipe de trabalho do Cresans, pois vemos que o projeto está sendo passado à frente e estamos atingindo o nosso objetivo. Quero agradecer a todos os participantes pela perseverança no curso. É muito gratificante ver os resultados alcançados”, descreve Maria do Carmo.

O prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira, parabenizou a equipe da Secretaria da Família e do Bem Estar Social, pelo desenvolvimento do projeto pelo quarto ano. “Esse projeto tende a crescer cada vez mais e vemos a propagação dele pela cidade. Além de ensinar melhores hábitos alimentares esse projeto forma multiplicadores do conhecimento adquirido. Acredito se uma boa parte multiplicar isso, no bairro em que mora, entre os amigos e a família terá uma abrangência maior do que nós da Prefeitura poderíamos alcançar. O curso traz muitos benefícios para a saúde e temos relatos de pessoas que diminuíram a frequência nos Postos de Saúde. A Prefeitura oferece diversos cursos gratuitamente e nosso objetivo é beneficiar a população e fazer com que as pessoas participem cada vez mais dos projetos municipais”, salienta Nogueira.

As ações foram realizadas de fevereiro a junho com aulas semanais na cozinha experimental com nutricionista e culinarista. Os participantes receberam atendimento nutricional individual com avaliação física, exames bioquímicos e elaboração de plano alimentar individual. Todos foram acompanhados do Serviço Social com o fornecimento de cesta básica mensal para os participantes que se enquadraram nos critérios estabelecidos pela equipe técnica. O curso busca a redução alimentar; o combate ao desperdício de alimentos e estímulo a um processo constante de aprendizagem sobre a alimentação adequada e saudável; a qualidade de vida; a elevação da autoestima; o fornecimento de vínculos comunitários e alternativas de geração de renda.

A próxima turma terá início no dia 4 de agosto com aproximadamente 200 pessoas divididas em turmas. Os interessados em participar podem entrar em contato com o Cresans pelo número 3834-4104 ou 3834-4129 e deixar o nome. Uma assistente social faz a entrevista para selecionar os participantes que também podem participar por meio dos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e pelo PSF (Programa da Saúde da Família).
  • Redator(es): Laís Fernandes