Prefeitura e Comdefi promovem ações para conscientizar usuários e motoristas sobre necessidades das pessoas com deficiência

CAPEs Móvel também fará plantão dia 29 no Terminal Rodoviário para esclarecer dúvidas sobre carteira para passageiro especial
24/07/2014 15:51h

Foto: Divulgação

Sensibilizar a população em geral e qualificar ainda mais os funcionários do transporte coletivo em Indaiatuba em relação às necessidades das pessoas com deficiência. Estes são os objetivos das ações que Departamento de Transporte Coletivo (DTC), vinculado à Secretaria Municipal de Administração, em parceria com o Comdefi (Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa com Deficiência), está promovendo nos meses de julho e agosto. Uma das iniciativas é um curso de capacitação para motoristas e cobradores da concessionária Viação Indaiatubana, com encontros ocorridos no último dia 23 e que continuam no próximo dia 30, para que os profissionais ampliem a compreensão das dificuldades encontradas pelo usuário com deficiência ou dificuldade de locomoção. Com a mesma finalidade, está agendada para o dia 6 de agosto das 14h30 às 15h30 no Terminal Rodoviário uma vivência, aberta inclusive ao público em geral, simulando as situações enfrentadas, por exemplo, por cadeirantes e deficientes visuais que utilizam o transporte coletivo.

“Este trabalho de conscientização tem como meta proporcionar melhor atendimento no dia a dia aos usuários do transporte coletivo, colaborando para a inclusão social e exercício da cidadania das pessoas com deficiência”, destaca o secretário municipal de Administração Núncio Lobo Costa. “Esta é uma das prioridades do prefeito Reinaldo Nogueira e é diretriz para atuação de todas as secretarias, refletindo não só no transporte, onde mais de 70% dos ônibus na cidade já são acessíveis, mas também nos recursos de acessibilidade em todos os prédios públicos municipais, nas manhãs de lazer esportivas realizadas em parceria com as entidades para jovens e crianças ou no curso de libras gratuito aberto a servidores e população em geral, entre muitas outras iniciativas regulares”, completa.

Orientação para isenção da tarifa nas linhas intermunicipais

Atendendo a solicitação da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Metropolitanos) à Prefeitura de Indaiatuba, o município receberá no próximo dia 29, das 10h às 16h no Terminal Rodoviário, a visita do CAPEs (Centro de Atendimento ao Passageiro Especial) Móvel, com apoio do DTC, da Secretaria Municipal de Saúde e do Comdefi. No local a população poderá obter todas as informações sobre a emissão da Carteira de Identificação do Passageiro Especial (CIPES), que possibilita a isenção da tarifa nas linhas de ônibus intermunicipais para pessoas com deficiência cuja gravidade comprometa sua capacidade de trabalho, bem como aos menores de 16 anos com deficiência. Um dos procedimentos necessários para a emissão do documento é a apresentação de laudo emitido por uma Unidade Básica de Saúde credenciada mais próxima da residência do requerente. A validade do benefício é de 24, 12 ou 6 meses, dependendo da Classificação Internacional de Doença – CID, conforme Resolução Conjunta SS/STM nº 03 de 09/06/2004.

Serviço

Terminal Rodoviário - esquina da Avenida Presidente Vargas com a Rua 24 de Maio - Centro

Departamento de Transporte Coletivo – Telefone para informações: (19) 3894-2049
  • Redator(es): Adriana Panzini