Evento 1ª Tarde do Conhecimento do Funssol reúne mais 250 pessoas

Participantes ouviram informações sobre temas da 3ª idade
01/08/2014 15:21h

O Funssol (Fundo Social de Solidariedade) realizou na quarta-feira (30), no auditório do Paço Municipal, a 1ª Tarde de Conhecimento, Cultura e Saúde. O evento gratuito e direcionado para integrantes dos Grupos de 3ª Idade do município contou com palestras do médico reumatologista José Roberto Provenza, que abordou os temas Reumatismo e Fibromialgia e a empresa Prozelo “O cuidar e o cuidador: Já Pensou? com o ator Marcos Apolinário que fez uma apresentação descontraída sobre o tema.

A presidente do Funssol Enides Nogueira Lopes Cruz destacou que o Fundo realiza diversos eventos direcionados ao lazer. “Hoje estamos com uma proposta diferente e queremos levar o conhecimento e com certeza muitos irão se identificar com os assuntos abordados. Aproveitem as dicas valiosas que serão proferidas por nossos palestrantes”.

O prefeito Reinaldo Nogueira agradeceu os palestrantes por contribuírem com o evento do Funssol e declarou que os assuntos seriam esclarecedores para a maioria dos participantes. "Eu não poderei participar, pois tenho compromissos já agendados, mas eu já solicitei uma gravação para que eu possa assistir depois. Tenho certeza que será muito útil”.

De maneira descontraída fez alguns comentários com os participantes e a entrega de um presente para o Pianista e Arranjador Lincoln Soares da Secretaria Municipal de Cultura que fez uma bela apresentação antes do evento.

O primeiro palestrante Dr. José Roberto Provenza, que tem mais de 30 anos de profissão, abordou o tema Reumatismo e Fibromialgia e as principais doenças que afetam as pessoas após os 50 anos. Destacou os fatores de riscos como idade, obesidade, doenças inflamatórias, traumas, distúrbios hormonais, doenças inflamatórias articulares e alterações do formato da articulação entre outras. “A pessoa que está acima do peso, a gordura produz inflamações no organismo. As mulheres também são as maiores vítimas, com a entrada na menopausa há diminuição do hormônio estrogênio. As doenças como osteoporose e artrose são as que mais afetam as mulheres”.

Provenza destacou que a fisioterapia, atividades físicas de baixo impacto com hidroginástica e a musculação são atividades que previnem estas doenças. “Começou com os sintomas procure um médico”.

O médico explicou que a Fibromialgia, doença crônica é pior ainda, pois a pessoa sente dores constantes em todo o corpo e muitas vezes o médico que o acompanha não consegue fechar o diagnóstico. “O doloroso crônico fica separado da família, pois como não há diagnóstico e muitas vezes este paciente fica com depressão. A causa ainda é desconhecida. A dor manifesta no músculo e é generaliza. A família precisa ter orientações e o paciente o atendimento multidisciplinar (psicólogos, fisioterapeutas entre outros). A pessoa deve praticar atividades como pilates, Tai Chi Chuan”.

A psicóloga Silvia Cavalleri e a enfermeira Maria Flora do Nascimento Rodrigues da empresa Prozelo que apresentaram o ator Marcos Apolinário, que abordou o “O cuidar e o cuidador: Já Pensou?. Com dinamismo e interatividade apresentou de forma leve como deve ser feito a conscientização sobre o cuidado. “Como cuidar de uma pessoa em situação especial, técnicas e práticas seguras. A necessidade da pessoa do cuidador”.

• Redator(es): Deuzeni Ceppolini