Abertura dos Jogos Escolares contou com a participação do atleta Odair dos Santos

Reinaldo Nogueira participou da abertura na nova Emeb dos Colibris
05/08/2014 17:33h

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI

A Prefeitura por meio da Secretaria de Educação realizou na sexta-feira (1ª) a abertura do III Jogos Escolares (JEI/2014) na Emeb “Profª Cleonice Lemos Naressi”, localizada na Rua Tenente Coronel Nezio Rita de Toledo, s/n Quadra 4 Jardim dos Colibris. O atleta paralímpico, Odair dos Santos, esteve presente junto com autoridades municipais. Os Jogos têm por finalidade aumentar a participação de atividades esportivas em todas as Emeb’s e promover a ampla mobilização da juventude estudantil de Indaiatuba em torno do esporte. O encerramento será no dia 1º de setembro com premiação no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba).

Participarão dos JEI/2014 os alunos nascidos no ano de 2003 ou mais novos, regularmente matriculados e frequentes nas 16 Emeb’s participantes que são: Emeb “Prof. Antonio Luiz Balaminuti”, Emeb “Profª Aurea Moreira da Costa”, Emeb “Prof. Benedicta Vagner”, Emeb “Profª Elizabeth de Lourdes Cardeal Sigrist”, Emeb “Prof. João Baptista de Macedo”, Emeb “Prof. Luiz Carlos Batista de Moura”, Emeb “Profª Maria Benedicta Guimarães”, Emeb “Profª Maria Cecília Ifanger”, Emeb “Prof. Maria José Ambiel Marachini”, Emeb “Prof. Nízio Vieira”- fundamental, Emeb “Prof. Osório Germano Silva e Filho”, Emeb “Padre Joaquim Aparecido Rocha”, Emeb “Prof. Sérgio Mário de Almeida”, Emeb “Profª Sylvia Teixeira de Camargo Sannazzaro”, Emeb “Prof. Vicente Bernardineti” e Emeb “Prof. Wellington de Lombardi Soares”.

A Secretária de Educação, Rita de Cássia Trasferetti, iniciou o evento. “Aqui temos representantes de 16 escolas e é importante essa integração entre os alunos. Quero agradecer a presença do prefeito, Reinaldo Nogueira, pois tudo o que temos é o resultado de uma excelente administração. Quero homenagear nosso convidado especial e que sua história incentive os alunos a conquistar os sonhos. Cumprimento todos os professores de Educação Física e que esse seja um Excelente período de jogos”, comenta Rita.

O prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira, disse. “Parabenizo todos os professores de Educação Física, é bom disputar os jogos e fazer novas amizades, os alunos precisam disso. Quero dar um cumprimento especial ao atleta Odair que é um exemplo de pessoa para seguirmos e nos espelharmos. Temos que ter disciplina e determinação para alcançar os sonhos e o esporte traz isso. Não só a educação física é importante para a disciplina, mas muitas outras coisas. Hoje temos em Indaiatuba o Programa Viver e nas escolas o Educa Água, que são ações educacionais importantes para prevenção do uso de drogas e para consumir a água com consciência. Quero parabenizar todas as crianças, professores e pais presentes, pois é importante acompanhar a vida estudantil dos filhos”, salienta Reinaldo.

O atleta medalhista de atletismo paralímpico, Odair dos Santos fez uso da palavra. “Quero agradecer a Deus pela oportunidade de contar minha historia e falar sobre as transformações que o Esporte me proporcionou. Estou emocionado e os aplausos me fizeram voltar no tempo quando estava na escola. Hoje consigo representar meu pais através do esporte e tudo começou aos 9 anos de idade no Ensino Fundamental, quando um professor detectou que eu tinha dificuldade de enxergar, fui no médico e foi diagnosticado um problema grave na retina e hoje perdi completamente a visão. A noticia foi ruim mas não foi o fim dos mundo. Participei de uma gincana de atletismo e viram que o aquele garotinho tinha um talento. Então fiz parte de um projeto de caça talentos e nas primeiras competições já ganhei medalha”, relata e continua “O garotinho começou a escrever a historia dentro do esporte. E hoje sei que vocês têm potencial para ser um grande talento no esporte, para isso tem que se dedicar e ter perseverança. É importante sonhar sem ter um objetivo, saber onde quer chegar por isso o esporte e a educação caminham juntos”, explanou e concluiu dando abertura ao III Jogos Escolares de Indaiatuba.

As modalidades disputadas serão: Arremesso à cesta masculino e feminino; Câmbio masculino e feminino; Corrida de 60 metros masculino e feminino; Futsal masculino; Queimada feminina; Salto em distância masculino e feminino; Arremesso de pelota masculino e feminino; Dama e Xadrez (misto). Para cada modalidade disputada existe um regulamento específico.

Acompanhe o cronograma das atividades

De 04 a 08 de Agosto – Futsal / Manhã e tarde “EMEB Prof. João Baptista”.

De 11 a 15 de Agosto – Queimada/ Manhã e tarde “EMEB Profª Mª Benedicta”.

Dias 18 a 22 de Agosto – Câmbio/ Manhã e tarde “EMEB Prof. João Baptista”

Dia 25 de Agosto – Corrida de 60 metros, arremesso de pelota e Salto em distância. Manhã/SESI.

Dia 25 de Agosto – Arremesso à Cesta /Tarde. EMEB “Profª Cleonice Lemos Naressi”.

Dia 26, 27 e 28 de Agosto – Reserva.

Dia 29 de Agosto – Xadrez e Damas/ tarde. EMEB “Profª Mª Benedicta”.

Dia 1º de Setembro - Encerramento e premiação no CIAEI
  • Redator(es): Laís Fernandes