Funssol recebe inscrições para alongamentos e dançaterapia no Jardim Morada do Sol

Aulas acontecem na Associação 12 de Junho são gratuitas e para maiores de 60 anos
13/08/2014 17:04h

A Prefeitura de Indaiatuba por meio do Funssol (Fundo Social de Solidariedade) está com inscrições abertas para as atividades gratuitas de alongamento e dançaterapia para as pessoas maiores de 60 anos de Indaiatuba na Associação XII de Junho, no Jardim Morada do Sol. Os interessados devem procurar a professora Kayara Masteza na Associação XII de Junho, as terças e quintas-feiras, no horário das 10h às 11h. São oferecidas 20 vagas por turma. Informações pelo telefone 19- 3834-9374.

A presidente do Funssol Enides Nogueira Lopes Cruz explicou que já oferece aulas de alongamento para a 3ª idade na Associação Castelo Branco desde começo do ano. “Agora fechamos uma parceria com a diretoria da Associação XII de Junho que cedeu o espaço para atendermos a população do Jardim Morada do Sol e região. As aulas acontecem as terças e quintas em dois horários, com uma hora de duração, às 8h e às 9h e são ministradas pela professora de Educação Física Caiara Masteza”.

Enides destacou que objetivo desses projetos é buscar a melhoria da qualidade de vida e proporcionar o bem estar da população da 3° idade. As atividades físicas nessa faixa etária cria um aumento da força muscular, proporciona mais energia, maior flexibilidade no corpo, equilíbrio, coordenação motora, controle do peso entre outros.

A professora Kaiara Masteza ressalta que é importante antes de iniciar qualquer atividade física, a pessoa deve passar por uma avaliação médica para que o idoso seja orientado na escolha da melhor atividade física. É importante que o médico acompanhe o programa de exercícios a ser seguido.

A Associação XI de Junho está localizada na Rua Ricardo Bergamini, 230, Jardim Morada do Sol.

O que é Dançaterapia

A Dançaterapia pode ser definida como uma abordagem terapêutica corporal integrativa que estimula o movimento criativo e espontâneo do corpo. Tem como objetivo motivar a comunicação e a integração entre as pessoas e dessa forma proporcionar confiança para transformar a postura de impotência do eu não posso por uma atitude do corpo que diz: sim, eu sou capaz!

O que é alongamento

Alongamento é um tipo de exercício físico orientado para a manutenção ou melhora da flexibilidade. Praticá-lo é muito comum em atividades físicas esportivas como ginástica e corrida, atividades não esportivas como a ioga e o balé, e em reabilitação como a fisioterapia. Os exercícios de alongamento devem ser realizados, preferencialmente após um bom aquecimento, como corrida leve ou exercícios calistênicos (como o próprio peso corporal), pois a temperatura muscular geral ou específica afeta a flexibilidade. Alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. O principal efeito é o aumento da flexibilidade. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por ele e, portanto, maior a flexibilidade, o que o torna uma prática fundamental para o bom funcionamento do corpo, proporcionando maior agilidade e elasticidade, além de prevenir lesões.
  • Redator(es): Deuzeni Ceppolini