Saae solicita apoio na fiscalização do desperdício de água em Indaiatuba

Reunião contou com diversos setores da Prefeitura
13/08/2014 17:48h

Foto: Deuzeni Ceppolini - SCS/PMI
Saae solicita apoio na fiscalização do desperdício de água em Indaiatuba

O superintendente do Saae, o engenheiro Nilson Alcides Gaspar, se reuniu na quarta-feira (13), com representantes da Defesa Civil, Guarda Civil, Procon, Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) e das Fiscalizações da Prefeitura para solicitar apoio no combate ao desperdício de água.

Gaspar informou a todos sobre a situação dos mananciais de Indaiatuba, que hoje estão com seus volumes 50% abaixo do normal e da importância da colaboração da população no uso correto da água. “Estamos pedindo a colaboração de todos os setores de fiscalização da Prefeitura no sentido de nos ajudar a conscientizar a população para que possamos economizar água”, comenta.

O Saae tem tomado diversas medidas no sentido de combater o desperdício de água como a substituição de redes. Também foram realizados desassoreamentos em rios e lagos para melhorar a captação de água bruta e realizado o represamento provisório do Rio Capivari-Mirim, na área onde está sendo construída uma barragem que irá reservar 880 milhões, quando concluída. “Também estamos trabalhando envolvendo os alunos da rede municipal de ensino com o Educa Água”, comenta. “Estamos fazendo a nossa parte e necessitamos da população”, completa.

Além desse trabalho para redução do consumo, o Saae tem buscado alternativas para manter o abastecimento à população como a utilização, quando necessária, de 21 represas particulares e públicas que estão ao longo do curso dos mananciais e seus afluentes, que aumentam o volume e melhoram a captação. “Estamos trabalhando para garantir que a cidade continue com o abastecimento normalizado, e é importante que a população continue colaborando para enfrentarmos juntos a pior estiagem dos últimos anos”, completa o prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira.

• Redator(es): Renata Birolli Coutinho – DCS/Saae