Secretaria de Saúde tem equipe de atendimento domiciliar para atender pacientes

21/08/2014 15:31h

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Saúde, implantou no mês de agosto, o Sadin (Serviço de Atenção Domiciliar de Indaiatuba) para atender as pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica. O serviço presta assistência multiprofissional gratuita com procedimentos médicos, enfermagem e fisioterapia para os pacientes de trauma, doenças crônicas e visa diminuir as internações e dar um tratamento mais humanizado.

O secretário de Saúde José Roberto Stefani explicou que o município aderiu ao programa do Governo Federal em maio de 2014 e a habilitação do serviço foi em agosto e terá o repasse mensal de R$ 50 mil para o custeio do serviço. “O atendimento é feito por equipe multidisciplinar, formada por um médico, uma enfermeira, três técnicas de enfermagem, uma fisioterapeuta e uma Assistente Social. O atendimento acontecerá quando houver a indicação médica e passará a ser feita na própria residência do paciente, desde que haja o consentimento da família”.

O secretário destacou que um dos requisitos para receber o atendimento do Sadin deve ter cuidador que pode ser ou não membro da família. “A equipe só fará os procedimentos que necessitam de profissional habilitado como parte de oxigênio, sondas entre outros. Os pacientes terão que ser cadastrados no Sadin e dentro dos critérios exigidos. As visitas serão regulares e os pacientes monitorados permanentemente. A frequência de visitas será conforme o estado clínico e avaliação de cada paciente”.

A Secretaria de Saúde tem cadastrados 80 pacientes e também está elaborando o fluxo, após a alta médica feita pelo Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo). Também está fazendo o monitoramento dos pacientes que retiram materiais na Farmácia Unificada. Dos 80 pacientes já cadastrados, cerca de 60 a 70% são idosos.

José Roberto informou que a Secretaria de Saúde já está preparando a implantação da segunda equipe, inclusive com a aquisição de um veículo, que será usado no transporte da equipe e materiais.
  • Redator(es): Deuzeni Ceppolini