Saae adianta obras para garantir abastecimento no período de estiagem

Ações visam ampliar reservação e reduzir o consumo
13/02/2015 15:49h

Foto: Giuliano Miranda - SCS/PMI
Saae adianta obras para garantir abastecimento no período de estiagem

Apesar de sentir os efeitos da crise hídrica que tem afetado a região sudeste do País, o planejamento estratégico de Indaiatuba permitiu que o abastecimento fosse interrompido apenas por alguns dias em 2014. Para garantir o fornecimento no período de estiagem, a Prefeitura e o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) aceleram o andamento de obras e ações. Muitas delas serão concluídas ainda no primeiro semestre de 2015. As iniciativas intensificam a eficiência do sistema de captação, tratamento e distribuição garantindo o abastecimento à população.

A mais importante delas é a Barragem do Rio Capivari Mirim, que está com sua construção adiantada em quase 12 meses e estará concluída em junho deste ano. Com capacidade de armazenamento de 1,3 bilhão de litros, ela vai regularizar a vazão do manancial, responsável por 40% do abastecimento do município. Para aproveitar o período chuvoso do início do ano, a barragem está sendo aprofundada para armazenar o máximo possível de água.

Outras iniciativas acontecem na área de reservação. A cidade possui hoje capacidade de reservar 30 milhões de litros e para ampliar, o Saae está construindo novos reservatórios. Até junho, esse número chega a 56,3 milhões de litros e no início de 2016 vai saltar para 76,3 milhões de litros, ou seja, crescimento de 154%.

Será ampliada ainda, a ETA V (Estação de Tratamento de Água), no Jardim Morada do Sol. Com isso será elevada em 50% sua capacidade de tratamento, o que colabora com o abastecimento daquela região. A autarquia também está ampliando a ETA III (bairro Pimenta) e construindo uma nova estação.

“Esses investimentos realizados desde a primeira gestão do prefeito Reinaldo Nogueira estão possibilitando que Indaiatuba tenha uma situação controlada nesse período de crise hídrica. Esse ano não será tranquilo, porém estamos trabalhando para que a cidade não tenha problemas de desabastecimento. Para isso também precisamos da importante parceria com a população, que não deve desperdiçar água, mas sim reduzir o consumo, principalmente nos períodos mais secos” enfatiza o superintendente do Saae, Nilson Gaspar.

Atualmente 98,5% da população é atendida com água potável, 96,23% com coleta de esgoto, dos quais 85,97% é tratado, a meta é em poucos anos coletar e tratar 100% dos efluentes gerados no município.

RIO JUNDIAÍ

O rio Jundiaí foi reenquadrado no trecho de Indaiatuba, o que ampliou a oferta de água bruta em 40%. Para melhorar a eficiência na captação e tratamento, está em construção um Sistema de Captação, com Estação Elevatória, Estação de pré-tratamento e nova Casa de Bombas. Suas águas têm qualidade atestada pela Cetesb, por órgãos estaduais e instituições ambientais como a SOS Mata Atlântica.

O Saae irá ampliar o sistema de esgotamento sanitário e contribuir para a despoluição do Rio Jundiaí, no trecho que compreende o município de Salto.

DESASSOREAMENTO

A autarquia também aproveitou o período de estiagem para realizar o aprofundamento e desassoreamento de mananciais e manutenção de represas e lagos no entorno dos mananciais. Estes promovem a recarga do lençol freático, além de funcionar como reservas para captação de água quando necessário. Medidas como essas, proporcionam grande reserva de água bruta à cidade.

ECONOMIA

O Saae também atua na frente da economia. Para reduzir as perdas no sistema de distribuição, serão substituídos 11,5 km de redes de água no centro da cidade. A obra deverá iniciar em março e será realizada de forma não destrutiva.

Programas como o “Educa Água”, que em 2014 reduziu em 27% o consumo em escolas municipais são promovidos com parcerias, principalmente da Secretaria Municipal da Educação. Ao ensinar os alunos eles se tornam agentes multiplicadores e levam as lições de economia às suas famílias.

• Redator(es): Renata Birolli Coutinho – DCS/Saae e Lincoln Franco - PMI