Odontologia da Prefeitura fará levantamento epidemiológico

17/03/2015 10:54h

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI
Odontologia da Prefeitura fará levantamento epidemiológico

O departamento de Odontologia da Secretaria de Saúde de Indaiatuba iniciará ainda este mês um levantamento epidemiológico em saúde bucal na cidade. O município foi escolhido pela DRS 7 (Departamento Regional de Saúde), com sede em Campinas para o trabalho. A pesquisa será feito por amostragem com o exame em 90 pessoas, dividida igualmente em três faixas etárias: 15 a 19 anos, 35 a 44 anos e acima de 65 anos. “Os nossos dentistas visitarão as residências devidamente identificados e com um carro oficial do departamento de Odonto, com a placa DKI 5112. Caso haja dúvida basta ligar no telefone 3834-9174 e confirmar se o pessoal que se apresenta é realmente um profissional do nosso departamento”, comenta o diretor de Odontologia, Custodio Tavares Dias Neto.

O trabalho ocorrerá inicialmente em seis quarteirões nas proximidades do Condomínio Shanadu, no Jardim Morada do Sol. A região foi escolhida pela DRS 7. O objetivo é fazer a verificação de cáries e periodontia (gengivas). Com os dados será possível realizar o planejamento de ações diversas para o combate a essas doenças. “O dentista necessitará entrar na residência com os equipamentos e por isso contamos com a compreensão da população em oferecer o acesso aos profissionais, pois serão feitos exames no boca das pessoas e preenchidos questionários, mas antes a pessoa assinará um termo de consentimento para acesso a sua residência e utilização dos dados coletados pela Regional de Saúde”, informa Custodio. “Ressalto que qualquer dúvida em relação a identidade das pessoas é só ligar no 3834-9174 que estaremos prontos para checar a veracidade da informação”, lembra. Os profissionais foram treinados pela DRS 7 para a realização do levantamento.

Legenda: Veículo que será utilizado pelos profissionais do departamento de Odontologia durante levantamento

• Redator(es): Gil Nunes