Secretaria da Família lança projeto CRAS Jovem 2015

18/03/2015 18:35h

Foto: Giuliano Miranda - SCS/PMI
Secretaria da Família lança projeto CRAS Jovem 2015

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria da Família e do Bem Estar Social, lançou na terça-feira (17) o projeto CRAS Jovem 2015 que visa atender jovens e adolescentes de 14 a 17 anos, nas regiões dos CRASs Oliveira Camargo, Jardim Brasil, Parque Corolla e Morada do Sol. Este ano o projeto irá trabalhar com 168 jovens. Na noite de terça-feira cerca de 400 pessoas entre jovens atendidos e familiares compareceram no evento.

Esteve presente o vice-prefeito de Indaiatuba, Antônio Carlos Pinheiro (PTB); o secretário da Família e do Bem Estar Social, Luiz Henrique Furlan; o superintendente do Saae, Nilson Alcides Gaspar; o vereador, Maurício Baroni (PMDB) e o representante do Educandário Deus e a Natureza, Osmarino Rodrigues Lima.

O secretário da pasta iniciou o evento destacando a importância do projeto para traçar um futuro com objetivo. “Agradeço a presença de todas as famílias e das autoridades e quero dizer aos jovens que aproveitem essa oportunidade de ampliar os conhecimentos e absorver as informações passadas dentro do Cras Jovem, para que no futuro vocês possam alcançar seus objetivos. Quero pedir para as famílias acompanharem e incentivarem esses jovens e assim eles possam crescer com autonomia e conhecimento”, diz Furlan.

O superintendente do Saae, Nilson Alcides Gaspar, ressaltou os projetos que serão realizados em parceria. “Quero parabenizar a Secretaria do Social pela iniciativa de trabalhar com esses jovens e enfatizar que vamos nos unir para trabalhar a conscientização da economia de água e estender o trabalho que realizado com o Educa Água nas escolas municipais para os Cras entre outros eventos que vamos realizar em parceria. A região passou por um momento difícil no ano passado, mas enfrentamos a crise hídrica sem grandes problemas se comparado as cidades vizinhas e isso também é reflexo da economia da população que na pior fase conseguiu economizar mais de 20% de água”, comenta Gaspar.

O vice-prefeito também fez uso da palavra e falou sobre a seriedade do trabalho social da Prefeitura de Indaiatuba. “Esse projeto mostra a dedicação que Secretaria da Família e do Bem Estar Social tem com a população de Indaiatuba, dando a oportunidade para jovens como vocês de ampliarem seus conhecimentos e assim traçarem um futuro com planejamento e foco. Parabenizo todos os envolvidos nessa causa e também as famílias por acompanharem o desenvolvimento de seus filhos”, ressalta Pinheiro.

Antes de lançar o Cras Jovem 2015, a Secretaria da Família e do Bem Estar Social realizou no dia 6 de março uma integração com todos os 168 jovens que estão no projeto este ano. O evento aconteceu no Centro de Convenções Aydil Bonachella onde foram apresentados: a Diretora do Departamento de Proteção Básica; a equipe de Referência de Cras – Cras Jovem; os Gerentes Sociais; os técnicos de Referência e Orientadores Sociais de cada Cras. Este ano o atendimento do Cras jovem subiu 33% em relação a 2014.

O Projeto

O CRAS Jovem surgiu devido a necessidade de um projeto municipal que envolvesse ações de caráter preventivo, a longo prazo, e levando em consideração que a adolescência, acima de tudo, é um momento de formação e solidificação da personalidade. Visa atender jovens e adolescentes de 14 a 17 anos, em contraturno escolar.

É um projeto que auxilia os participantes a vivenciar o momento transitório da adolescência, com elementos que valorizam a postura ativa, a autonomia, a independência e formação psicossocial saudável, a busca de identidade, a identificação e fortalecimento de habilidades sociais, cognitivas e emocionais, culminando em uma inserção no mundo adulto de forma mais solidificada e com vistas a perspectivas de formação profissional e inserção saudável no mundo do trabalho. Atualmente, conta com a participação efetiva de 120 jovens e listas de espera em todos os CRAS.

Os 168 jovens pertencentes aos CRAS Oliveira Camargo, Tombadouro, Parque Corolla e Morada do Sol participam das seguintes atividades: Projeto Ambientação em parceria com Toyota; projeto “Informática Básica” em parceria com Educandário e palestras socioeducativas sobre diversos temas relativos à adolescência.

Os parceiros 2015 do projeto são: Secretaria Municipal de Educação; Educandário Deus e a Natureza; Toyota do Brasil e Fundação Toyota do Brasil e Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto).
  • Redator(es): Laís Fernandes