A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Programa Viver inicia campanha visual dentro da Acenbi

Vice-prefeito visitou o local para conferir a nova campanha do Viver
19/03/2015 13:53h


Foto: Laís Fernandes – SCS/PMI
Programa Viver inicia campanha visual dentro da Acenbi

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio do Programa Viver, iniciou uma campanha visual na Acenbi (Associação Cultural, Esportiva Nipo Brasileira de Indaiatuba) visando conscientizar as crianças e adolescentes associadas para o risco do uso das drogas. Atualmente a Acenbi conta com cerca de 300 famílias associadas e também recebe os alunos da Emeb “Miyoji Takahara” que utilizam o espaço para atividades de recreação.



Na terça-feira (17) o vice-prefeito, Antônio Carlos Pinheiro (PTB) acompanhado da diretora do Programa Viver, Kelly Cristina Pazini; do presidente da Acenbi João Yamate e do vereador Massao Kanesaki.



De acordo com a diretora do Viver, a parceria com a Acenbi irá além da campanha visual. “Estamos trabalhando para trazer ações interativas para dentro da Acenbi em conjunto com Canil da Guarda Civil, com o objetivo de chamar a atenção para o assunto e trabalhar a prevenção com essa faixa etária, transformando-os em multiplicadores do conhecimento e da conscientização do combate as drogas”, explica Kelly.



VIVER



O programa multidisciplinar foi lançado em março de 2014 com a criação da Central de Risco, composta por funcionários qualificados e um software de última geração. Assim que recebe a indicação de uma pessoa vulnerável, ela envia uma equipe treinada do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) para referenciar e acolher a família. Com todos os dados em mãos, os profissionais traçam um Plano de Atendimento específico levando em conta o local da residência e projetos existentes no banco de dados. Essa pessoa é convidada a participar desse Plano. Mensalmente é acompanhada para avaliação, revisão e alterações no programa, até seu desligamento ou necessidade de outras intervenções.



O projeto foi estruturado sobre cinco premissas básicas: proteger crianças e adolescentes que não estão envolvidos com as drogas; recuperar os iniciantes, que devem ser reintegrados à vida produtiva e saudável; trabalhar a drogatização considerando a necessidade de recuperar dependentes químicos como missão da sociedade; combater com ações permanentes e enérgicas o traficante e o fornecedor de entorpecentes. O sucesso do programa está diretamente vinculado à participação de toda a sociedade.



Depois de oito meses de lançamento foram atendidos 234 casos destes 80,8% foram encaminhados aos órgãos competentes; 19,2% receberam orientação profissional e 23,08% aderiram ao tratamento, sendo um número de grande adesão para o seguimento.



  • Redator(es): Laís Fernandes
  • Release N.º: 277

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba