Odonto promove Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal de 25 de abril a 15 de maio

Objetivo é intensificar diagnósticos durante Campanha de Vacinação contra Gripe
19/03/2015 18:00h

Foto: Giuliano Miranda - SCS/PMI

O departamento de Odontologia, vinculado à Secretaria de Saúde, promoverá juntamente com a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, a Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal para pessoas com 60 anos ou mais. No período de 25 de abril a 15 de maio em todas as unidades de saúde será possível fazer avaliações nos idosos sem necessidade de agendamento prévio. Quando identificada alguma alteração o paciente será encaminhado para uma segunda avaliação no CEO (Centro Especializado em Odontologia).

Segundo o diretor do Departamento de Odontologia, Custodio Tavares Dias Neto, a avaliação é rápida, indolor e muito importante para detectar precocemente câncer e outras doenças de boca. “Não apenas os idosos, mas também seus acompanhantes, gestantes e pessoas portadoras de doenças crônicas podem passar pela avaliação odontológica. Nosso objetivo é expandir o público da campanha que é preventiva e quanto antes conseguimos diagnosticar qualquer tipo de doença, maior é a chance de cura”, afirmou.

Custodio lembra que o trabalho de prevenção já é feito de rotina nas Unidades de Saúde. “Mas aproveitando a Campanha de Vacinação, com esse público específico, faremos um trabalho junto a essas pessoas intensificando as avaliações que são de extrema importância para os pacientes, pois quanto antes fizemos o diagnóstico facilita o tratamento futuro”, acredita.

PALESTRA

Em parceria com a APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentista) será promoveu na última quarta-feira (18), a partir das 19h30, palestra com Dr. Rogério da Silva Jorge, que é doutor em Patologia Oral pela Unicamp e professor em Estomatologia. Os profissionais da área interessados devem ir até a APCD, localizada na rua dom Idelfonso Stehle, 48, Vila Georgina.

Legenda: Palestra com doutor Rogério da Silva Jorge sobre Patologias Orais
  • Redator(es): Gil Nunes