Notícias

Unidades de Saúde de Indaiatuba têm horário de funcionamento estendido

  • Publicação: 29/04/2015 18:17h
  • Redator(es): Deuzeni Ceppolini
  • Release N.º: 491

Foto

Foto: Deuzeni Ceppolini - SCS/PMI

A Secretaria de Saúde ampliou o horário de atendimento em todas Unidades Básicas de Saúde e polos de Saúde da Família (PSF). A informação foi passada pela assessora da pasta, Graziela Drigo Bossolan Garcia, durante a quinta reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde realizada dia 29, no Plenarinho da Câmara Municipal.

Segundo a assessora, são três unidades com horário de atendimento estendido até às 17h (Brasil, Jardim do Sol e Itaici) e as demais funcionam até 18h. A medida está em fase de adaptação e entrou em funcionamento esta semana para atender principalmente os pacientes com queixas de dengue na Atenção Básica e assim desafogar a UPA e o do Haoc.

Conforme Graziela, com o horário estendido, o paciente passa primeiro na UBS e a equipe vai classificar o risco e se deve ser encaminhado para PS do Haoc ou UPA. As equipes de atendimento do horário estendido são compostas por um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem, além de um administrativo.

Após as explicações, Graziela destacou que os funcionários farão banco de horas e todos estão em fase de adaptações. “Os médicos estão em período de adaptação. Mesmo com o agente comunitário, vamos observar como a população recebe a visita após às 16h”.

Além deste assunto, a quinta reunião ordinária do Conselho de Saúde discutiu abertura e verificação de quórum; deliberação da Ata da 4ª Reunião Ordinária do CMS realizada em 25 de março de 2015; informes do 29º Congresso dos Secretários de Saúde; Luiz Medeiros apresentou relatório da 19ª Plenária do Conselho Nacional de Saúde; Conferências de Saúde em 2015, apresentação das atividades desenvolvidas na Associação Filantrópica e Assistencial São Francisco de Assis com a Assistente Social Jaqueline Marinho e apresentação das atividades desenvolvidas no NAFS em Indaiatuba com Eliana Quilici.

Conferências

O presidente do CMS, Luiz Medeiros falou sobre as importância da participação da população nas prés-conferências que antecedem a 6ª Conferência Municipal marcada para os dias 25, 26 e 27 de Junho, na Faculdade Max Planck, com o tema “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do Povo Brasileiro”.

Luiz enfatizou que as prés-conferências em Indaiatuba acontecerão em quatro sábados no mês de maio. A primeira será no dia 9, das 8h30 às 10h, na Faculdade Max Planck, Jardim Pedroso. A segunda será dia 16, das 8h30 às 10h, na Paróquia Santo Antônio, Jardim Morada do Sol. A terceira será dia 23, das 8h30 às 10h, na Comunidade Independente, rua Alzira Barnabé, 240, Jardim Belo Horizonte. No dia 30, das 8h30 às 10h, a última pré-conferência acontecerá na AESC (Associação das Empresas de Serviços Contabéis), Av Engenheiro Fábio Barnabé,675, Chácaras Areal.


Notícias relacionadas