Indaiatuba começa a elaborar Plano Diretor de Mobilidade Urbana Sustentável

Estudo deverá abordar melhorias nos serviços de transporte coletivo
05/05/2015 15:47h

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI
Indaiatuba começa a elaborar Plano Diretor de Mobilidade Urbana Sustentável

A Prefeitura de Indaiatuba, por intermédio da Secretaria de Planejamento Urbano e Engenharia, emitiu nesta semana a Ordem de Serviços para o início da elaboração do Plano Diretor de Mobilidade Urbana Sustentável (PDMUS). O estudo receberá um investimento no valor de R$ 879.091,24 e a empresa Oficina Engenheiros Consultores Associados Ltda. Terá o prazo de 12 meses para concluir o Plano.

Conforme explicou o secretário de Planejamento Urbano e Engenharia, Sandro de Almeida Lopes Coral, o estudo deverá orientar as ações do poder público e dos demais agentes envolvidos na produção da mobilidade urbana, buscando a melhoria do atendimento dos serviços públicos relacionados e das condições de acessibilidade da população. “Deverão ser consideradas não apenas as demandas atuais, mas também as necessidades futuras de médio e longo prazos, considerando projeções de expansão da população”, reforça o secretário.

O trabalho da consultoria a ser contratada, cuja função será a de prover suporte técnico e realizar os estudos e proposições necessárias para a elaboração do Plano, será permanentemente acompanhado pela administração municipal, desde a fiscalização da execução do Plano de Trabalho até a ratificação das suas conclusões e propostas, sempre com a participação da sociedade. A área de abrangência das análises deverá incluir a inserção do município na Região Metropolitana de Campinas.

Entre as orientações para a elaboração do PDMUS de Indaiatuba está a vinculação do mesmo ao Plano Diretor Municipal e a análise e proposição de diretrizes, ações e projetos para ampliação da mobilidade da população em condições adequadas e qualificadas; reorganização da rede de transporte coletivo, com especial atenção para as questões de integração interna a este modo de transporte e dele com os demais modos.

A funcionalidade na apropriação da infraestrutura viária pelos diferentes modos de transporte, com prioridade para a circulação dos veículos de transporte coletivo é outro ponto que deverá ser abordado pelo estudo, assim como o financiamento dessa infraestrutura, custeio dos serviços e modelo de implantação dos projetos; oferta de condições adequadas para a circulação de mercadorias e de cargas; atenção à infraestrutura da circulação não motorizada; ampliação da acessibilidade universal à cidade; e melhoria da organização, do funcionamento e da gestão dos serviços de transporte, do trânsito e da política de mobilidade urbana, e ampla participação social na formulação do estudo.

Coral ressalta que na conclusão do estudo a empresa responsável deverá apresentar, entre outras coisas, um Plano de Ação com o conjunto de medidas a serem executadas pelo poder público, pelo setor privado e pela sociedade para atendimento das diretrizes definidas no PDMUS, organizadas em programas específicos, e um Plano de Investimentos, apresentando o conjunto de obras, serviços e tecnologias necessárias para a efetivação do Plano de Ação.

A empresa deverá desenvolver projetos funcionais relacionados com tratamento prioritário para o transporte coletivo, ciclovias, terminais de ônibus e ou estações de integração de bairro que sejam estabelecidos no plano de ação. Estes projetos funcionais deverão permitir identificar o tipo de intervenções necessárias de forma a subsidiar o desenvolvimento de projetos básicos pelo município.
  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno