Instituto Adolfo Lutz confirma primeira morte por dengue em Indaiatuba: ações de bloqueio foram realizadas

12/05/2015 18:06h

O Instituto Adolfo Lutz confirmou a primeira morte por dengue este ano em Indaiatuba. A vítima é uma mulher de 77 anos que morreu no dia 20 de março no Hospital Irmãos Penteado, em Campinas. O resultado dos exames, que confirmaram a causa da morte, foi informado pela Direção Regional de Saúde, na tarde do dia 12 maio. A investigação Epidemiológica atesta para Dengue tipo 1 “Dengue Grave, a paciente com comorbidades”, que significa que a paciente teve o diagnóstico de pelo menos duas patologias.

A Secretaria de Saúde, por meio do Programa de controle da Dengue, já havia realizado preventivamente todas as ações de bloqueio à doença nas proximidades da residência da vítima. O caso ainda era tratado como suspeito.

Desde de outubro de 2014 a Secretaria de Saúde realiza ações visando diminuir os criadouros do mosquito do município e alertando a população sobre os perigos da doença. Mutirões de limpeza; ações com imobiliárias, com proprietários de piscinas, shopping, comércios e condomínios; palestras educativas em escolas públicas, particulares e empresas; além das vistorias diárias, programa casa a casa entre outras e atendimentos de denúncias.

Indaiatuba tem 198 casos confirmados da doença, 19 importados residente, 01 positivo indeterminado e 1350 casos aguardando resultado de exames.

• Redator(es): Deuzeni Ceppolini