Central Regional de Monitoramento auxilia PM de Hortolândia na prisão de bandido

Elemento havia praticado roubo e sequestro na segunda-feira (11) em Indaiatuba
13/05/2015 14:41h

Foto: Divulgação

A Crim (Central Regional de Inteligência e Monitoramento) auxiliou ontem (12) a Polícia Militar de Hortolândia na detenção de indivíduos que praticaram roubo com restrição da liberdade na última segunda-feira (11), em Indaiatuba. O automóvel suspeito de ser usado na cobertura e o veículo da vítima foram cadastrados no sistema de monitoramento veicular do COI (Centro de Operações e Inteligência), que automaticamente entra no banco de dados das cidades interligadas na Central.

Por volta das 20h o veículo suspeito e da vítima saíram de Hortolândia em sentido Campinas, sendo que as informações foram passadas as viaturas do patrulhamento preventivo da Guarda Civil e Polícia Militar de Hortolândia. Foi realizado um cerco pelas forças policiais, sendo que uma equipe da Polícia Militar avistou os veículos e iniciou acompanhamento. Os condutores percebendo a aproximação da viatura empreenderam fuga. Ambos foram abordados e conduzidos a 2ª Delegacia de Polícia Seccional de Campinas, onde foram apresentados a autoridade policial de plantão. A vítima foi solicitada e reconheceu um dos indivíduos como participante do crime. Diante das circunstâncias apresentadas autoridade policial ratificou a prisão em flagrante delito devido a continuidade ininterrupta das informações para localização e apreensão do indivíduo.

ORIGEM

A criação da Crim é um plano antigo do prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira (PMDB). “O prefeito Reinaldo Nogueira sempre defendeu que a Segurança Pública para ser eficiente tem que ser planejada, executada e integrada, de maneira regional, metropolitana”, lembra.

Com o sucesso do Plano de Segurança de Indaiatuba, que teve início em 2009, através da implantação de novas tecnologias e de inteligência e com a redução histórica dos índices de criminalidade, a ideia de integração tornou se ainda mais viável. “Quanto mais cidades integradas, maior seria o cerco à criminalidade”, completa Alexandre.

Assim em novembro de 2012 foi criada, a Crim. A interligação permite que o alarme sonoro e visual seja acionado ao mesmo tempo nos centros de operações das cidades envolvidas na ocorrência, assim que um veículo suspeito é detectado. A informação é passada automaticamente em tempo real para todas as guardas civis interligadas.

Atualmente estão interligadas 11 cidades: Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Jundiaí, Limeira, Louveira, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Vinhedo.

• Redator(es): Gil Nunes