A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Virada Cultural terá mais de 20 atrações gratuitas nacionais e locais nos dias 23 e 24

Público também poderá conferir performances inéditas no centro da cidade
13/05/2015 16:02h


Foto: Arquivo - Adriana Panzini - SCS/PMI
Virada Cultural terá mais de 20 atrações gratuitas nacionais e locais nos dias 23 e 24

A Virada Cultural Paulista, iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, chega a Indaiatuba pela oitava vez consecutiva nos dias 23 e 24 de maio. Serão mais de 20 atrações gratuitas entre artistas nacionais e talentos locais, com ampla programação que começa no sábado às 18h e inclui Palco Externo do Parque Ecológico, Palco Interno no Ciaei e Praça Dom Pedro II, no Centro, que receberá uma performance inédita reunindo pinturas, fotos, poesias, danças, jongo, folia de reis, contação de histórias e apresentação de mágica, entre outros. Além de conferir os shows de grandes nomes como Nação Zumbi e Almir Sater, os indaiatubanos também poderão se divertir com mais novidades preparadas pela Secretaria de Cultura, como a Seresta das Letras, onde dois grupos de músicos e poetas percorrerão os dois sentidos da avenida Kennedy, reduto de tradicionais bares e restaurantes, cantando e declamando versos. Outro destaque local será a Poesia em Tela, performance que mesclará projeções de pinturas, textos poéticos e líricos nas paredes do Ciaei, unindo arte e tecnologia. Confira a agenda completa e prestigie com a família e amigos. Informações (19) 3894-1867.



Virada Cultural Paulista – Indaiatuba



Palco Externo – Parque Ecológico



Sábado, dia 23 de maio



19h30 – Sillverado (música)



21h – Thiago Petit (música)



22h30 – Don L (música)



23h59 – Nação Zumbi (música)



Domingo, dia 24 de maio



15h30 – Tiê (música)



17h – Trupe Chá de Boldo (música)



18h30 – Almir Sater (música)



Palco Interno – Ciaei



Sábado, dia 23 de maio



18h30 – Abertura oficial



19h – São Paulo Companhia de Dança (dança)



20h – Poesia em Tela e Grupo Jongo Filhos da Semente (performance e cultura popular – área externa em frente ao teatro)



21h30 – Força Sempre com grupo de teatro Matéria Prima (teatro)



23h30 – O Caixeiro da Taverna, com grupo de teatro Anankê (teatro)



Domingo, dia 24 de maio



01h – SitDown Comedy – Flávio Chato (stand up)



01h15 – Fábio Lins (stand up)



10h – Corporação Musical Villa Lobos – Banda In Progress (música)



14h – Eranko – Circo de Ébanos (circo – área externa em frente ao teatro)



15h30 – Momentos Estéreis, com grupo de teatro Estrada (teatro)



Av. Presidente Kennedy – Cidade Nova



Sábado, dia 23 de maio



22h – Seresta das Letras (performance)



Praça Dom Pedro II – Centro



Sábado, dia 23 de maio



18h – Palco de Todos os Ritmos – shows das bandas Mayo (rock), Reguera (reggae) e 2 Dobrado (forró) – (música)



Domingo, dia 24 de maio



8h – Apresentação de mágica com Gabriel Zatarin (mágica)



8h – Feira de troca de livros e contação de histórias para crianças com Roberta Caroni (literatura)



8h – Poesia em trânsito (performance)



8h – Grupo de Jongo Filhos da Semente e Cia de Reis São Francisco de Assis (cultura popular)



8h – Varal Vale Quanto Pesa – Coletivo Áscua, Exposição de Dioramas – Bira Toledo, Árvore da Vida – Elisa Facchin e Artes Visuais em Banner (exposição)



Sobre os artistas e apresentações



Sillverado



Enraizada no blues e country, mantendo o peso do rock e elementos do funk music, a Sillverado teve sua primeira formação em 2010 em Indaiatuba. Atualmente é composta por Marcelo Ferreira (vocal/gaita), William Dias (baixo), Steve França (bateria) e Dennis Marcos (guitarra). Gravou em 2012 seu primeiro CD, Velhos Tempos, que traz influências de bandas como Maylene and the Sons of Disaster e Rage Against the Machine. Em 2013 venceu o Festival do Rock da Secretaria Municipal de Cultura e agora está em processo de pré-produção de seu segundo álbum intitulado Terra do Fogo.



Thiago Petit



Lançado no fim de 2014, o terceiro disco do paulistano veio para dar uma arejada no rock brasileiro. Intitulado Rock'n'Roll Sugar Darling, o trabalho de Thiago Pethit revela-se potente não apenas nos fones de ouvido. Ganha dimensão catártica no palco. Com apelo sexy, a apresentação alcança ótimos momentos em Romeo e Quero Ser Seu Cão.



Don L



Após despontar no coletivo Costa a Costa, o rapper cearense trocou Fortaleza por São Paulo para focar na carreira-solo. Em 2013, ele lançou a mixtape Caro Vapor – Vida e Veneno de Don L. Ele sobe ao palco para mostrar músicas do trabalho. O público pode esperar por Cafetina Seu Mundo, No Melhor Estilo e Sangue É Champagne, entre outras.



Nação Zumbi



Sem dúvida, um dos pontos altos no cenário musical de 2014 – ano em que o manguebeat completou 20 anos - foi o retorno do Nação Zumbi com o disco homônimo produzido por Alexandre Kassin e Berna Ceppas. Além de faixas do trabalho, o grupo, que tem entre os integrantes Jorge Du Peixe, Dengue, Lúcio Maia e Pupillo, retomam músicas de outros momentos, como Samba Makossa e Da Lama ao Caos.



Tiê



Após um elogiado álbum de estreia, Sweet Jardim (2009), e o sucessor A Coruja e o Coração (2011), a cantora deu um passo mais sólido em 2014, quando lançou o disco Esmeraldas. Encontro entre o pop e rock, o trabalho tem entre os destaques a faixa All Around You. Trata-se uma parceria de Tiê com o músico David Byrne (ex-líder dos Talking Heads) Tim Bernardes e André Whoong. Além desta canção, ela mostra ainda A Noite e Máquina de Lavar.



Trupe Chá de Boldo



Com quase dez anos de carreira, a banda paulistana lança o seu terceiro disco, Presente. O álbum, que está disponível para download no site do grupo, apresenta as transformações da Trupe Chá de Boldo após Bárbaro (2010) e Nave Manha (2012).



Almir Sater



Nascido no Mato Grosso do Sul, o cantor, compositor e virtuoso violeiro faz shows que encantam o público. Em espetáculos redondos, Almir Sater reveza números instrumentais e canções gravadas no imaginário do público brasileiro, entre elas Um Violeiro Toca e Trem do Pantanal.



São Paulo Companhia de Dança



A São Paulo Companhia de Dança, sob direção de Inês Bogéa, apresenta Mamihlapinatapai, de Josmar Mesquita com colaboração de Rodrigo Castro, GEN, de Cassi Abranches, e Le Spectre de La Rose, de Mario Galizzi. Mamihlapinatapai fala de desejos, encontros e desencontros, enquanto GEN promove um diálogo entre os acentos de movimento e música. Já Le Spectre de La Rose, clássico moderno, é apresentado a partir do original de 1911, de Michel Fokine.



Poesia em Tela



Poesia em Tela é a tecnologia aliada à Arte. Modernidade e impressionismo são as marcas deste inédito projeto que consiste em projeções de pinturas de Artistas Plásticos intercalando textos poéticos e líricos de Poetisas e Poetas da cidade, dando vida à penumbra noturna das paredes do CIAEI, formando uma Arte conjunta e única em letras e formas. Artistas Visuais: Airton Sobreira, Anna Pellizari, Elisa Faccin, Abelar Nagil, Beatriz Amaral, Caldeira. Poetas/Escritores: Celso Falaschi, Bruna Carolini Biasi, Del Corso, Aruângua, Airton Sobreira, Victor Lobato, Clau Ribeiro, Mônica Kimura, Guilherme Salla, Marina Salla, Lucas Chagas, Elisa Faccin. Áudio: Paulo Pereira. Vídeo: Robson Fernandes. Edição: Henrique Suenaga. Atrizes: Ingrid Rosa e Kaline Carvalho. Apresentação de Jongo com o "Grupo Filhos da Semente".



Grupo de Jongo Filhos da Semente



Formado em 2012, o grupo trabalha norteado pela necessidade de difundir, especialmente na cidade de Indaiatuba, o jongo, sua história e sua prática enquanto manifestação cultural legitimamente brasileira, preservada pela tradição oral, como forma de resistência da população negra do sudeste paulista. Atualmente é formado por Jociara Souza, Victor Edvani, Priscila Oliveira, Marina Costa, Cauê Costa, Leonardo Marinho, Kimberly Christie, Pamella Martelli, Diego Angelini, Moisés Monteiro, Brad Zill, Herberth Vital, Rafaele Paiva, Estela Manfrinato, Maicon Araki, Kaline Carvalho, Alessandra Mamede, Luma Bertelli, Junior Rezende, Elizabeth Dias, Karoline Dias, Lucas Chagas, Lucas Abel e Claudio Branco.



Força Sempre!



Dirigida por Gerê Canova e levando no nome a expressão que era uma espécie de mantra para o cantor Renato Russo (1960-1996), o espetáculo traz cenas inspiradas em 15 canções, entre elas “Será?”, “Ainda é Cedo”, “Eu Sei”, “Vento no Litoral” e “Sete Cidades”. Destaque ainda para a música original de abertura, “Éramos Tão Jovens”, composta por Canova, com arranjo de Gerson Lima e interpretada por Maura Neves. Todas as cenas foram escritas de forma livre, baseadas nos conflitos que as músicas apresentam, sem a pretensão de tentar explicar o que o autor estava querendo dizer. A dramaturgia apresenta uma dialética voltada para não definir completamente a cena ou aquilo pelo que estão passando os personagens. Na montagem deu-se o mesmo, a fim de manter a essência da música. Texto e direção – Gerê Canova. Figurinos – O grupo. Música de abertura – Composição : Gerê Canova. Interprete – Maura Neves. Coreografia – Jeniffer Mendes . Arranjo – Pal G studio. Maquiagem – O Grupo. Iluminação : Miguel Abilho de Pádua. Produção - Prefeitura de Indaiatuba, realização Secretaria Municipal de Cultura. Elenco: Allan Santiago , Dartanhan Bertelli, Fernanda Silva, Gabriel Ambiel, Jeniffer Mendes, Katia Dal Bó, Larissa Mota, Marcelo Cruz, Mariana Bluntritt, Sara Batista, Stefanie Vieira, Tami Coelho e Welington de Sousa.







O Caixeiro da Taverna – Grupo Anankê







O texto de Martins Pena, adaptado para os palcos, narra as peripécias do ambicioso e trapaceiro Manoel Pacheco, cujo maior sonho é se tornar sócio de sua ama Angélica Pereira, dona da taverna, que morre de amores por ele. A ambição desenfreada deste caixeiro o coloca em situações hilariantes, que certamente proporcionarão bons motivos para dar muitas risadas. O dramaturgo romântico Martins Pena notabilizou-se por satirizar a sociedade brasileira do século 19. Suas obras constituem um retrato bem realista do Brasil daquela época, e ainda trazem reflexões para os dias atuais. Direção de Chicó Ferreira e Fernanda Vinagre como assistente de direção; figurino assinado por Rogério de Paula, cabelo de Sônia Eugênio e maquiagem de Priscila Alves. No elenco André Almeida, Priscila Alves, Flávio Cardoso, Marli Lopes, Júnia Santana e Gisele Campos. Celebrando seu primeiro ano de vida, o Grupo de Teatro Anankê conta com 12 integrantes experientes, que atuam desde a década de 1990 individualmente e que já encenaram inúmeros espetáculos e participaram de diversos festivais.







Fábio Lins



O ator e humorista Fábio Lins analisa as mais diversas situações do cotidiano sob a ótica do humor: horóscopo, desenhos animados, trânsito, diferenças regionais, sexo, namoro e, é claro, a sua própria vida pessoal. Com um texto dinâmico, sempre aberto a novas possibilidades, Fábio mostra por que é considerado um dos destaques da nova geração do humor.



Corporação Musical Villa Lobos



Fundado em 1979, atualmente o grupo possui 45 integrantes, sob a regência de Samuel Nascimento e Thiago Morandi Roscani, e conta com subvenção da Prefeitura de Indaiatuba para apoiar suas atividades, englobando apresentações regulares nos eventos musicais produzidos na cidade. Com repertório que destaca MPB e música sinfônica, traz direção artística de Wladimir Soares.



Eranko – Circo de Ébanos



O espetáculo é centrado nos elementos da cultura afro-brasileira, com um elenco composto totalmente por artistas negros. Somado a isso, são apresentados números circenses de alta qualidade técnica, associando a bagagem cultural afro-brasileira com um espetáculo de circo profissional, que trará números clássicos e modernos, privilegiando números que não estão no “cardápio” habitual, com primor nas execuções.



Momentos Estéreis – Grupo Estrada



Escrita pela dramaturga Paloma Dourado no ano de 2012, a peça retrata duas personas que tentam encontrar uma trajetória que os tire do estado de inércia. Uma eterna espera por um percurso real que não existe e o medo do nada os aterroriza. Personagens que tentam recriar uma trajetória inacabada por um autor que tenta a todo custo encontrar sua inspiração. Texto: Paloma Dourado. Direção: Paloma Dourado. Elenco: Fernanda Bugallo e Nando Almeida. Cenário: Claudio Sampaio. Sonoplastia: Bruno Santana e Bruno Fernandes. Iluminação: Paloma Dourado. Operador de iluminação e projeção: Raphaela Silva. Concepção de Figurino: Claudio Sampaio. Operador de Som: Bruno Santana. Contra regragem: Kellen Tobaldini. Maquiagem: Vlademir Daniel. Duração: 50 minutos.



Seresta de Letras







Seresta de Letras é um merecido tributo à magia da Seresta. Músicos e Poetas percorrerão os dois sentidos da avenida Presidente Kennedy – coração notívago da cidade – entrando em bares e restaurantes cantando, declamando versos e encantando com a nostalgia de antigas e belas canções. O ponto alto será no encontro dos dois grupos, no meio da avenida, onde celebrarão o instante com poemas e música! Artistas: Grupo 1 - Kika Baldasserini, Jarbas, Mônica Kimura e Celso Falaschi e Grupo 2 - Nau, Del Corso, Victor Lobato e Paulo Pereira.



Banda Mayo



Formada em maio de 2012 por Marcelo Pacheco (baixo/backing vocals), Erik Hendges (vocal/guitarra) e Felipe Pellison (bateria e vocais de apoio), a Mayo traz influências principalmente das bandas Incubus, Foo Fighters e Blink-182. O primeiro CD, “Panacea”, inclui as três músicas do EP lançado pela banda ano passado “Blue, “12” e “Wish Me Well”, e mais seis canções inéditas, com destaque para “Keep The Change”, “Sandland” e “Oxygen”.



Banda Reguera







No ano de 2004 André (bateria), Guilherme (baixo) e Roberto (guitarra base) que tocavam juntos desde 2001, resolveram se unir com o objetivo de divulgar o reggae acreditando ser um estilo de som que pode ser ouvido por todos, independente de credo, raça, cor, idade e classe social. Além disso, decidiram que os vocais deveriam ser femininos, um diferencial no cenário reggae brasileiro. E assim formou-se a Reguera, a primeira banda de reggae de Indaiatuba. O nome foi escolhido, pois além de simbolizar as festas de reggae que acontecem e são chamadas de “regueiras”, simboliza também as mulheres que gostam desse estilo musical, principalmente pelo fato de o grupo ter a frente a figura de vocais femininos, representada pela vocalista Adriana. Além de André, Guilherme, Roberto e Adriana, integram também a banda o tecladista Diego e o guitarrista Thiago. Integrante do Movimento Reggae Brasil, o grupo sempre procura levar em suas apresentações mensagens de paz e amor e quebras os preconceitos que existem em torno do ritmo jamaicano.



Banda 2 Dobrado



2 Dobrado traz para os palcos a mistura de ritmos da cultura nordestina com a levada do interior paulista, tocando o melhor do forró, xote, baião, samba e xaxado. O grupo é formado por Marcelo Lima (voz principal e triângulo), Jonas Virgulino (Voz e sanfona)Júlio Motta (Voz e zabumba) e Jorge Silva ( Voz e Cavaco). Foi ainda o vencedor do Festival de MPB 2013 da Secretaria Municipal de Cultura.



Feira Livre







Feira Livre será um marco! Um autêntico caleidoscópio artístico-cultural, mesclando arte e cotidiano em meio à típica e tradicional feira pública de domingo onde serão apresentadas as mais diversas manifestações: Roda de Jongo com o Grupo de Jongo Filhos da Semente; Apresentação de Folia de Reis com a "Cia de Reis São Francisco de Assis"; “Poesia em Trânsito” com os Poetas/Escritores: Celso Falaschi, Bruna Carolini Biasi, Del Corso, Aruângua, Airton Sobreira, Victor Lobato, Clau Ribeiro, Mônica Kimura, Guilherme Salla, Marina Salla, Lucas Chagas e Elisa Faccin; Varal “Vale Quanto Pesa” com o Coletivo Áscua: Livar, Beatriz Amaral e Kenia D'Angelo; Exposição de Dioramas do Artista Bira Toledo; “Árvore da Vida” da Artista Plástica Elisa Faccin; Exposição de Artes Visuais em banner com os artistas Airton Sobreira, Anna Pellizari, Elisa Faccin, Abelar Nagil, Caldeira, Marco Matos, Kimberly Christie, Monica Carolina e Celo Roncato; Feira de troca de livros com contação de histórias para crianças com a Arte-Educadora Roberta Caroni e apresentação de mágica com o Mágico Gabriel Zatarin.



Cia de Reis São Francisco de Assis



Acompanhados de violas, violões, bandolas, pandeiros e caixas, os foliões da Cia de Reis São Francisco de Assis, representam uma cultura secular trazida ao Brasil pelos portugueses ao final do século XIX. O Reisado ou Folia de Reis, conta em versos melodiosos diferentes histórias que permeiam a trajetória dos Três Reis Magos, Belchior, Gaspar e Baltazar, quando de sua peregrinação ao encontro do Menino Deus. A Cia de Reis São Francisco de Assis, que conta hoje com 17 integrantes (Tonhão, Valdomiro, Vicente, Julião, Juvenal, Manoel, Zé Miranda, José Bigode, Sr. José, Sebastião, Sr. Joãozinho, Benedita, João Carlos, Jorge, Jurandir e Jose Celone), foi fundada no ano de 1987 pelo folião Pedro Moreira de Sousa, o Goiano, a pedido do Padre Piaza, da comunidade São Francisco de Assis, localizada no bairro Cecap I, na cidade de Indaiatuba.



Sobre a Virada Cultural Paulista



A Virada Cultural Paulista é realizada em parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e os municípios participantes. Enquanto o Estado arca com todos os custos de contratação dos artistas e monta a programação cultural principal, as prefeituras custeiam todo o investimento na montagem da infraestrutura de palco, som e luz, além de garantirem a segurança e a limpeza nas áreas do evento. Por fim, o Estado estimula os municípios a montar programações paralelas, com artistas locais, de forma a dar visibilidade à produção cultural local.



A nona edição da Virada Cultural Paulista – o maior evento cultural do interior do Estado - acontece em 24 municípios e, mais uma vez, em dois fins de semana: metade das cidades em 23 e 24 de maio; e outra metade em 30 e 31 de maio. As cidades participantes são Assis, Araçatuba, Araraquara, Bauru, Botucatu, Campinas, Caraguatatuba, Franca, Ilha Solteira, Indaiatuba, Limeira, Marília, Mogi das Cruzes, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santa Bárbara D’Oeste, Santos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Votuporanga.



Serviço



Ciaei – Sala Acrísio de Camargo – Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3.665 – Jardim Regina



Parque Ecológico – Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, s/n – Vila Areal



Legenda: a banda 2 Dobrado, de Indaiatuba, será atração no Palco de Todos os Ritmos, na Praça Dom Pedro II



  • Redator(es): Adriana Panzini
  • Release N.º: 557

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba