Indaiatuba tem mais um aliado na divulgação de alerta contra a dengue

Grupo recebeu orientações do assessor do programa de controle da dengue
18/05/2015 10:00h

Indaiatuba tem mais um aliado na divulgação de alerta contra a dengue

A Secretaria de Saúde, por meio do programa de Controle da Dengue, continua realizando ações práticas de conscientização para alertar e educar a população para evitar os criadouros do mosquito da dengue e no último mês recebeu o apoio do GRVI (Grupo de Resgate Voluntário de Indaiatuba) que está colaborando e fazendo a distribuição de panfletos e folders sobre a doença em diversos eventos e escolas particulares. A primeira contribuição do GRVI foi durante as atividades do dia 1º de Maio, com a distribuição de panfletos e orientações sobre a dengue para as pessoas que estavam no Parque Ecológico.

O Grupo, que realiza seus encontros na Escola Estadual Milton Leme de Prado, na Cecap, também já recebeu uma capacitação do agente de saúde e assessor do Programa de Controle da Dengue Ulisses Bernardinetti. Na ocasião, informou sobre a doença, sintomas os cuidados e como eliminar os criadouros para evitar o aparecimento do mosquito. Lembrou sempre aos integrantes do GRVI que a dengue é uma doença de cidadania e que todos tem que ter consciência e responsabilidade em eliminar os criadouros dos seus quintais, pois a dengue é democrática e não perdoa ninguém.

Segundo o coordenador do GRVI, Ademir Manoel da Silva, o Grupo hoje ainda não responde para nenhum Órgão Oficial, pois ainda não estão atuando na rua. “Por enquanto o Grupo que recebeu um treinamento da equipe de combate à Dengue está colaborando com a Saúde na parte educacional em escolas particulares e estaduais”.

Também já fizeram a panfletagem da dengue e colocando cartazes do HPV nas escolas particulares. Após treinamento, eles irão orientar os profissionais da construção civil sobre os cuidados da Dengue

GRVI

O Grupo de Resgate Voluntário de Indaiatuba, o grupo está foi criado dentro da lei do voluntariado, que Lei n° 9.608 de 18 de Fevereiro de 1998.

O GRVI (Grupo de Resgate Voluntário de Indaiatuba) foi criado com o intuito de auxiliar as Forças Públicas da cidade, como Bombeiros, Ambulância 192 e Defesa Civil em casos de catástrofes e ocorrências do dia a dia em que nosso auxílio seja necessário. O grupo é composto por Bombeiros Civis, Resgatistas, Técnicos de Enfermagem, Enfermeiras, Fisioterapeutas, entre outras pessoas que estão dispostas a contribuir com sua ajuda na sociedade. Os criadores do grupo Ademir Manoel da Silva, Paulo Cesar Feijão (Agente de Defesa Civil de Indaiatuba) e Devanir Viana dos Santos (Ex -Bombeiro Militar).

O objetivo do GRVI é resgatar vidas em situações de risco iminente, promover assistência social; promover a educação, de forma gratuita, observando-se formas complementares de participação, nos termos da lei; promover o desenvolvimento sustentável, defendendo, preservando e conservando o meio ambiente; promover o voluntariado e a integração social; promover a ética, a paz, a cidadania, os direitos humanos, a democracia e outros valores universais; promover a instrução, formação e aperfeiçoamento técnico de seus membros, bem como desenvolvimento de comportamento ético compatível com as atividades desenvolvidas pela associação e promover cursos, palestras, encontros e treinamentos.

O Grupo GRVI realiza os seus encontros na Escola Milton Leme do Prado na Cecap. O email contatosgrvi@gmail.com.
  • Redator(es): Deuzeni Ceppolini