População de Indaiatuba prestigia atrações locais e nacionais da Virada Cultural

Evento teve encerramento neste domingo com show de Almir Sater
25/05/2015 16:09h

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI

Milhares de pessoas prestigiaram as atrações gratuitas locais e nacionais da Virada Cultural Paulista no último final de semana em Indaiatuba, que recebeu o evento pela oitava vez consecutiva. Durante a abertura oficial do festival, realizada no dia 23 às 18h30 no Ciaei, a representante da Secretaria de Estado da Cultura Renata Beltrão destacou a organização e a presença do público, que sempre comparece para conferir a programação. “Tenho certeza de que este ano teremos mais uma excelente Virada no município, é um grande prazer estarmos aqui em mais esta edição e agradeço em nome do governador Geraldo Alckmin e do secretário de Estado da Cultura Marcelo Mattos Araújo ao apoio do prefeito Reinaldo Nogueira e da equipe da Secretaria Municipal de Cultura”, disse Renata na ocasião. “Nós é que agradecemos, em nome do prefeito Reinaldo Nogueira, a parceria do Estado em mais esta realização”, ressaltou a secretária municipal de Cultura Erika Hayashi Kikuti. “Esta conquista é fruto também do esforço do deputado estadual Rogério Nogueira, que nos ajudou a trazer a Virada para nossa cidade. Não é fácil, são mais de 600 municípios no Estado e somente 24 foram escolhidos este ano, e nós temos a satisfação de estar entre eles. Também preparamos para 2015 uma programação local extensa, com a participação de mais de 150 artistas de Indaiatuba. Esperamos que todos apreciem e queremos agradecer especialmente à população, que todos os anos marca presença e faz o sucesso do evento”, completou. Também esteve presente na abertura a presidente do Funssol (Fundo Social de Solidariedade), Enides Nogueira Lopes Cruz. Já no domingo, dia 24, o prefeito Reinaldo Nogueira acompanhou as apresentações do Palco Externo, no Parque Ecológico, que se encerrou com o show do cantor Almir Sater.

Em 2015 a Virada Cultural Paulista trouxe ao Palco Externo do Parque Ecológico Sillverado, Thiago Petit, Don L, Nação Zumbi, Tiê, Trupe Chá de Boldo e Almir Sater. No Palco Interno, no Ciaei, se apresentaram a São Paulo Companhia de Dança, o projeto Poesia em Tela, o Grupo de Jongo Filhos da Semente, o grupo de teatro Matéria Prima com Força Sempre e o grupo de teatro Anakê com O Caixeiro da Taverna, os comediantes Flávio Chato e Fábio Lins (stand up), a Corporação Musical Villa Lobos – Banda In Progress, o Eranko Circo de Ébanos e o grupo de teatro Estrada com Momentos Estéreis. Na Avenida Presidente Kennedy, dois grupos de músicos e poetas percorreram os bares e restaurantes com a Seresta das Letras. Já no Centro, no Palco de Todos os Ritmos, fizeram a alegria da plateia as bandas Mayo, Reguera e 2 Dobrado. Outra iniciativa local inédita foi a Feira Livre, com performances e intervenções no domingo pela manhã na Praça Dom Pedro II e que incluíram apresentação de mágica com Gabriel Zatarin, feira de troca de livros e contação de histórias para crianças com Roberta Caroni, Poesia em trânsito, Grupo de Jongo Filhos da Semente e Cia de Reis São Francisco de Assis e Varal Vale Quanto Pesa – Coletivo Áscua, Exposição de Dioramas – Bira Toledo, Árvore da Vida – Elisa Facchin e Artes Visuais em Banner.

Sobre a Virada Cultural Paulista

A Virada Cultural Paulista é realizada em parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e os municípios participantes. Enquanto o Estado arca com todos os custos de contratação dos artistas e monta a programação cultural principal, as prefeituras custeiam todo o investimento na montagem da infraestrutura de palco, som e luz, além de garantirem a segurança e a limpeza nas áreas do evento. Por fim, o Estado estimula os municípios a montar programações paralelas, com artistas locais, de forma a dar visibilidade à produção cultural local. Na nona edição do evento participam Assis, Araçatuba, Araraquara, Bauru, Botucatu, Campinas, Caraguatatuba, Franca, Ilha Solteira, Indaiatuba, Limeira, Marília, Mogi das Cruzes, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santa Bárbara D’Oeste, Santos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Votuporanga, divididos em dois finais de semana, 23 e 24 e 30 e 31 de maio.
  • Redator(es): Adriana Panzini