Fórum de Segurança Alimentar recebe 120 participantes

Palestrante ministrou sobre legislação vigente sobre direito à alimentação
26/05/2015 16:07h

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI
Fórum de Segurança Alimentar recebe 120 participantes

O Conselho Municipal em Segurança Alimentar Nutricional Sustentável de Indaiatuba (Comusans), vinculado à Secretaria Municipal da Família e Bem Estar Social, promoveu no dia 21 de maio, no auditório do Paço Municipal, uma palestra sobre legislação de alimentação sustentável vigente. A atividade foi desenvolvida pela assistente social e conselheira Viviane Roberta Barnabé. O evento que reuniu 120 pessoas, contou com presença do prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB); a presidente do Funssol, Enides Nogueira Lopes Cruz e o vereador Maurício Baroni, conselheiros, estudantes, profissionais de diversas áreas.

A presidente do Comusans, Rosa Maria Benetasso Lamas, explicou que o palestrante Bruno Franques desmarcou o compromisso por problemas de saúde e o Conselho, para não cancelar o evento resolveu apresentar uma palestra. “A questão da alimentação saudável envolve muitos aspectos e então optamos em apresentar sobre a legislação vigente. Com certeza, a palestra vai nos orientar e muito sobre alimentação”.

Reinaldo Nogueira agradeceu a coordenadora do Cresans, Maria do Carmo Balan, e a sua equipe que se dedica em desenvolver projetos que ensinam as pessoas em como aproveitar alimentos. “É difícil, pois muitas vezes as pessoas comem por ansiedade e há profissionais e projetos que auxiliam a controlar estes problemas”.

O prefeito destacou que o objetivo dos projetos do Cresans é a mudança do hábito alimentar, fazer com que a pessoa coma corretamente e diminua o sal e óleo durante a preparação dos alimentos.

Viviane falou sobre a competência do Conselho, composição, o direito humano adequado à alimentação, políticas, sustentabilidade de produção, distribuição e acesso e consumo de alimentos seguros de qualidade e de promoção de saúde. Alimentação adequada e saudáveis em todos os níveis federativos. Viviane explicou o que o Sisan (Sistema Intersetorial em Alimentação Nutricional).

COMUSANS

O Comusans Indaiatuba foi instituído pela Lei Municipal 4992/06 com o objetivo de propor e auxiliar no monitoramento das ações e políticas da área da alimentação. É composto por representantes do poder público municipal, do poder legislativo e de organizações afins da sociedade civil e/ou pessoas com notório saber e compromisso com a segurança alimentar e nutricional sustentável, tais como organizações e instituições, universidades e empresas. Está sediado na Rua José Zerbini, 427 – Jardim Regente e atende pelo telefone (19) 3834-4104.
  • Redator(es): Deuzeni Ceppolini