Indaiatuba inicia coleta de dados complementares para Plano de Mobilidade Urbana

Ações incluem pesquisas em domicílios e ônibus e atendem ao disposto em Lei Federal
08/06/2015 16:13h

Foto: Arquivo- Eliandro Figueira - SCS/PMI

O município de Indaiatuba inicia esta semana coleta complementar de dados para elaboração do Plano Diretor de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) do município. O levantamento será realizado pela empresa vencedora da licitação Oficina Consultores e atende ao disposto na Lei Federal 12.587/12, que institui as diretrizes para a Política Nacional de Mobilidade Urbana, englobando pesquisas em domicílio, abordagem de usuários do transporte coletivo público, avaliações relativas ao fluxo e volume de trânsito nas ruas, identificação de origem e destino, entre outros parâmetros.

De acordo com o prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB), a cidade já dispõe de grande quantidade de informação sobre as demandas e necessidades de mobilidade que vem sendo sistematicamente coletada e monitorada nos últimos anos, em conformidade com o Plano Diretor Municipal, mas a realização desta nova etapa de pesquisa cumpre as exigências legais. “Após esta fase, que é obrigatória pela lei, vamos cruzar os novos dados com todo o histórico e conhecimento que já temos e, com base em um diagnóstico final, elaborar o PMUS, instituído por lei municipal”, diz Nogueira. O prazo para conclusão dos trabalhos é de até 12 meses. Já a partir desta terça (9) pesquisadores devidamente identificados com colete e crachá visitarão cerca de 850 residências em diversos bairros da cidade, com a meta de entrevistar em torno de três mil moradores sobre seus hábitos de deslocamento. O tempo estimado da entrevista é de 15 minutos e os dados pessoais serão mantidos em sigilo, mas caso a população tenha alguma dúvida ou necessite de informações adicionais, pode entrar em contato nos telefones (19) 3894-2049 ou 3834-4419.

PESQUISA “SOBE E DESCE” E ANÁLISE DO TRÁFEGO TAMBÉM ACONTECEM EM JUNHO

Além da pesquisa domiciliar realizada de 9 de junho a 6 de julho, outras duas ações que integram o levantamento complementar de dados para o PMUS serão iniciadas ainda em junho. Entre os dias 15 e 26 acontece a Pesquisa “Sobe e Desce”, onde os profissionais ficarão dentro dos ônibus, em amostragem que inclui todas as linhas municipais de transporte coletivo. “Ao subir no ônibus, o usuário recebe uma senha, que deve ser entregue a outro pesquisador na descida. Estas senhas nos permitirão identificar de quais locais a pessoa está vindo e para onde se dirige”, explica o diretor da Oficina Consultores Luís Fernando Di Pierro. “É uma observação que também nos fornecerá elementos como o carregamento das linhas, ou seja, quais os itinerários que são mais utilizados, que possuem maior demanda, e em que horários, ou, ao contrário, onde não temos movimento”, comenta Pierro. O fluxo e volume de tráfego também serão analisados em estudos agendados para a segunda quinzena deste mês. “Nossos pesquisadores serão alocados em 25 pontos chave para o trânsito em Indaiatuba e coletarão dados relativos à ocupação das ruas, número de veículos e quantidade de passageiros por veículo. Teremos ainda uma fase de medição da velocidade média desenvolvida nas principais vias, com ajuda dos radares”, acrescenta o diretor. “O cruzamento destas informações possibilita visualizar a dinâmica do tráfego hoje no município”, diz.

As próximas ações do levantamento nos meses seguintes contemplarão reunião com entidades ligadas à mobilidade em Indaiatuba, audiências públicas e pesquisa de qualidade com usuários, entre outras. “Reunindo a informação que a Prefeitura já tem e os dados apurados, vamos montar um modelo matemático com todas as variáveis de deslocamento na cidade e que nos ajudará no diagnóstico final”, informa Pierro. “É possível inclusive estudar hipóteses através deste modelo, como o aumento na população de determinada região ou a alteração da estrutura de transporte coletivo, por exemplo. Em seguida ao diagnóstico, podemos partir para a definição das ações que serão a base do PMUS do município”, finaliza.

O desenvolvimento do Plano Diretor de Mobilidade Urbana Sustentável do município tem a coordenação de comissão formada por integrantes das secretarias municipais de Administração, Planejamento Urbano e Engenharia, Obras e Vias Públicas, Desenvolvimento, Segurança Pública, Urbanismo e Meio Ambiente e Habitação.

SOBRE O PMUS

O Plano Diretor de Mobilidade Urbana (PMUS) deve ser elaborado por todas as cidades brasileiras com mais de 20 mil habitantes, de acordo com o artigo 24 da Política Nacional de Mobilidade Urbana, definida pela Lei Federal 12.587/2012. Seu objetivo é estabelecer políticas públicas claras para o planejamento da mobilidade, seguindo os princípios, objetivos e diretrizes da Política Nacional. Entre os critérios estão a apresentação dos serviços de transporte público coletivo, a infraestrutura, a acessibilidade para pessoas com deficiência e restrição da mobilidade, a operação e disciplinamento do transporte de carga, estacionamentos, mecanismos de financiamento do transporte público e a sistemática de avaliação do próprio plano a cada 10 anos, entre outros.

• Redator(es): Adriana Panzini