Saae substitui antigos ramais de ligação de água

Ação visa recuperação da mata ciliar
10/06/2015 15:50h

Foto: Sérgio Gatolini – DCS Saae
Saae substitui antigos ramais de ligação de água

A Prefeitura de Indaiatuba e o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) realizaram na última terça-feira (2), o plantio de 300 mudas de árvores nativas na Área de Proteção Permanente (APP), para recuperação da mata ciliar do córrego da Barrinha, na Fazenda Pimenta.

Cerca de 400 alunos dos cursos de mecânica de usinagem, aprendiz eletricista de manutenção, inspetor de qualidade, almoxarife, técnico em eletrotécnica e eletricista de redes de distribuição, plantaram mudas nativas da Mata Atlântica como Ipê, Jequitibá, Sangra d’Água e Aroeira entre outras espécies. Os alunos contam na unidade, com um projeto de educação ambiental que tem o objetivo de recuperar as matas ciliares e nascentes.

A Fazenda Pimenta cedeu o espaço e fará a manutenção da área. Até o final do mês, está previsto o plantio de outras 800 mudas, desta vez na APP do córrego do Eucalipto, localizado na mesma propriedade. Em outubro de 2010 foram plantadas 330 mudas de árvores às margens do Barrinha, que estão hoje completamente formadas.

Segundo o diretor do Senai - unidade de Indaiatuba, José Luiz Chagas Quirino, este projeto tem fundamental importância para a preservação da natureza, “pois as ações aqui ensinadas serão transmitidas para as futuras gerações”.

“São atitudes como esta que engrandecem nosso trabalho, pois a conservação dos mananciais é de extrema importância para o meio ambiente e para a sobrevivência de todos. Quem ganha é a natureza e a população”, complementa o superintendente do Saae, Nilson Gaspar.

A Prefeitura possui um viveiro de mudas, que além de atender aos projetos de arborização urbana e reflorestamento das áreas públicas, ainda fornece mudas e apoio técnico para os proprietários rurais que queiram recompor a vegetação dos córregos e nascentes de suas propriedades.

• Redator(es): Renata Birolli Coutinho – DCS/Saae