Guarda Civil prende 137 pessoas no primeiro semestre de 2015

• Publicação: 06/07/2015 15:40h
  • Redator(es): Gil Nunes

Foto: Arquivo – 26/03/2015 – Giuliano Miranda – SCS-PMI

Ao longo do primeiro semestre de 2015 a Guarda Civil de Indaiatuba prendeu 137 pessoas. No total foram 121 ocorrências que geraram flagrantes ao longos dos seis meses deste ano. No primeiro semestre foram recuperados pela Guarda Civil 73 veículos.

Do total de presos 52 foram detidos por tráfico de drogas, além de sete menores que ficaram apreendidos à disposição da Justiça por este delito. Referente a entorpecentes a Guarda Civil retirou de circulação 42,6 quilos de drogas em 52 flagrantes, com 59 pessoas ficando à disposição da Justiça, sendo sete menores. Essas ações ainda geraram a condução de 70 pessoas com menos de 18 anos até a Delegacia de Polícia, onde a autoridade de plantão tomou as medidas cabíveis e posteriormente liberou aos pais ou responsáveis. “Sempre lembramos que não há aumento de tráfico, o que tem ocorrido são ações integradas entre as forças policiais – Guarda Civil, Polícia Militar e Polícia Civil - que levam a detenção de diversos traficantes pela Guarda Civil, assim como por parte das demais forças policiais e a sua respectiva condenação”, ressalta o secretário de Segurança Pública, Alexandre Guedes Pinto.

PROGRAMA VIVER

Lembrando que o prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) lançou o Programa Viver. Que consiste em um trabalho multidisciplinar é ao mesmo tempo simples, inovador e de grande eficácia, que organiza as iniciativas existentes na comunidade. As ações deixam de ser isoladas. Para toda essa coordenação foi criada a Central de Risco, composta por funcionários qualificados e um software de última geração. Assim que recebe a indicação de uma pessoa vulnerável, ela envia uma equipe treinada do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) para referenciar e acolher a família.

Com todos os dados em mãos, os profissionais traçam um Plano de Atendimento específico levando em conta o local da residência e projetos existentes no banco de dados. Essa pessoa é convidada a participar desse Plano. Mensalmente ela é acompanhada para avaliação, revisão e alterações no programa, até seu desligamento ou necessidade de outras intervenções.

O Programa Viver foi estruturado sobre cinco premissas básicas: proteger crianças e adolescentes que não estão envolvidos com as drogas; recuperar os iniciantes, que devem ser reintegrados à vida produtiva e saudável; trabalhar a drogatização considerando a necessidade de recuperar dependentes químicos como missão da sociedade; combater com ações permanentes e enérgicas o traficante e o fornecedor de entorpecentes. O sucesso do programa está diretamente vinculado à participação de toda a sociedade.

A Central de Risco já pode ser acionada pelo número 3875-6600. O horário de funcionamento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.