Equipe técnica do Programa Município VerdeAzul realiza reunião em Indaiatuba

Encontro tem objetivo de apresentar programa para outros setores do município
24/07/2015 17:05h

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI
Equipe técnica do Programa Município VerdeAzul realiza reunião em Indaiatuba

A Secretaria Municipal de Urbanismo e do Meio Ambiente realizou na manhã de sexta-feira (24) um encontro municipal com a equipe técnica do Programa Município VerdeAzul. A reunião foi realizada no auditório da Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber e teve como objetivo apresentar o programa para representantes das demais órgãos e secretarias municipais que interagem com o meio ambiente. O encontro é uma das ações sugeridas e que são pontuadas pelo programa, que este ano está na oitava edição.

O secretário de Urbanismo, José Carlos Selone, abriu a reunião falando aos presentes sobre a importância dessa integração em busca de ações que visem o meio ambiente. “Queremos conscientizar não apenas a nossa equipe de trabalho, mas também os demais setores sobre a seriedade e a responsabilidade que temos que ter com todo e qualquer trabalho voltado ao meio ambiente. Não fazemos isso por pontuação e sim pelos resultados práticos, pelo efeito que essas ações trazem para a qualidade de vida de nossa cidade”, reforçou.

José Ricardo Lopes e Silvia Regina Ortiz Amaral Carpinelli, técnicos do Município VerdeAzul, fizeram a apresentação de cerca de 70 ações sugeridas pelo programa para que os participantes do encontro pudessem identificar quais ações também dependem de seus setores e não apenas do Departamento de Meio Ambiente. “As questões do meio ambiente interagem com outras secretarias e é responsabilidade de todos. A proposta desse encontro é ajudar os representantes desses setores identificarem onde e como podem ajudar”, resume Silvia.

Até o ano passado esses encontros eram regionais, mas este ano os encontros municipais também passaram a integrar as diretrizes do Município VerdeAzul.

PROGRAMA

Lançado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente em junho de 2007, o Município VerdeAzul tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, ganhando eficiência na gestão ambiental e valorizando a base da sociedade.

Os municípios recebem uma nota ambiental, que varia de zero a 100, e avalia o seu desempenho em dez diretivas. São avaliadas ações referentes a esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.

As prefeituras com nota acima de 80 são reconhecidas pelo exemplo ambiental e recebem o prêmio Município VerdeAzul, como é o caso de Indaiatuba.

O certificado, que reconhece a boa gestão ambiental, garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos com o Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).
  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno