Centro de Reabilitação Animal e Zoonoses faz 3.894 castrações gratuitas no semestre

Serviço gratuito é administrado pela Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente
30/07/2015 13:50h

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI

O Centro de Reabilitação Animal e Zoonoses realizou 3.894 castrações de cães e gatos no primeiro semestre de 2015. Número já ultrapassa o total de cirurgias realizadas durante todo o ano de 2014. O serviço é gratuito e atende animais encaminhados por protetores e famílias com renda de até dois salários mínimos. O agendamento deve ser feito diretamente no Centro, localizado na rua Safira, 120, no Distrito Industrial Recreio Campestre Joia.

Segundo informou o secretário de Urbanismo, José Carlos Selone, desde janeiro deste ano, quando foi inaugurada a ampliação do Centro de Reabilitação Animal e Zoonoses, os procedimentos que eram realizados por apenas um médico veterinário recebeu o reforço de mais profissional. “Isso possibilitou esse aumento considerável no número de cirurgias de castração”, justificou.

Com a ampliação, o Centro ganhou duas salas cirúrgicas, uma nova sala para pós-operatório e uma sala para esterilização de equipamentos. A parte do canil também foi reformada e o prédio todo passou por uma manutenção geral. Está em andamento mais uma obra de ampliação, desta vez para a construção de dois gatis.

CASTRAÇÃO

O programa de castrações gratuitas de cães e gatos em parceria com as associações de proteção a animais foi implantado em agosto de 2009, quatro meses depois da inauguração do Centro de Reabilitação Animal e Zoonoses. As entidades parceiras neste trabalho são a Associação Protetora dos Animais de Indaiatuba (Aprai), União Protetora dos Animais de Rua de Indaiatuba (Upar) e Grupo de Amigos em Prol dos Animais (Gapa).

Para ter acesso ao serviço as famílias devem comparecer ao Centro, levando um documento de identidade e um comprovante de endereço e preencher e assinar a ficha de castração. Além do agendamento da cirurgia no local, as entidades também fazem o cadastro de famílias interessadas e encaminham à Secretaria para o agendamento das castrações. O tempo médio de espera para a cirurgia é de 45 a 60 dias para fêmeas e de aproximadamente 30 dias para machos.

Entre os benefícios da cirurgia estão o fim da gravidez indesejada, não ocorre mais o cio e nem o sangramento nas fêmeas; o risco de doenças como o câncer de mama e próstata é reduzido; evita fugas e brigas que podem machucar os animais; elimina a gravidez psicológica (pseudociese) nas fêmeas; nos gatos há a diminuição do hábito de urinar nos objetos da casa para demarcar território; e a urina também perde o odor forte.

O Centro de Reabilitação Animal e Zoonoses é administrado pela Secretaria de Urbanismo e do Meio ambiente e foi criado para recolher animais feridos e que apresentam risco à população, filhotes abandonados e cadelas que estivessem esperando filhotes. A proposta é cuidar desses animais e encaminhá-los para novos lares. A castração é um serviço complementar.

Para mais informações, o telefone do Centro é (19) 3936-2782. O funcionamento do serviço é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos sábados, das 8h às 12h.
  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno