Saúde comemora Dia Nacional da Vigilância Sanitária

Trabalho da Vigilância Sanitária visa a prevenção e promoção da saúde
06/08/2015 17:32h

Foto: Deuzeni Ceppolini - SCS/PMI
Saúde comemora Dia Nacional da Vigilância Sanitária

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba promoveu no último dia 5, no Paço Municipal, reunião de trabalho com os 22 profissionais do departamento para comemorar o Dia Nacional da Vigilância Sanitária. A data foi instituída pela Lei Federal 13.098, de 27 de janeiro de 2015. Foi oferecido um café da manhã aos profissionais.

Durante a reunião, o diretor da Vigilância Sanitária de Indaiatuba, Ricardo Gonçalves, destacou que no Dia Nacional da Vigilância Sanitária, deverão ser realizadas atividades comemorativas envolvendo o Sistema Único de Saúde e o Sistema de Vigilância Sanitária, em todas as esferas de governo, bem como os estabelecimentos oficiais de ensino. O objetivo é promover a conscientização da população, proporcionando adequados esclarecimentos e divulgação aos estudantes, aos profissionais de saúde e às pessoas em geral quanto aos temas relacionados com a Vigilância Sanitária. “Em 2015, não conseguimos preparar atividades educativas, mas para 2016 vamos desenvolver uma ação para demonstrar à população a importância do nosso trabalho. Levar ao conhecimento e demonstrar as áreas de atuação da Vigilância Sanitária e que o nosso objetivo não é punir e sim educar. Todos devem seguir as orientações que visam a prevenção e a promoção da saúde”.

Ricardo também destacou o trabalho realizado pela antiga diretora da Vigilância Sanitária, a engenheira sanitarista e também advogada Vivianne Gavira que durante muitos anos conduziu a Vigilância. Lembrou que a diretora deixou um legado e uma estrutura excelente de trabalho e sempre passava seu conhecimento para sua equipe.

O secretário de Saúde de Indaiatuba José Roberto Stefani, destacou a importância do trabalho da equipe da Vigilância Sanitária. “A Constituição Federal de 1988 afirma que a saúde é um direito social e que o Sistema Único de Saúde é o meio de concretização desse direito. A Lei Orgânica da Saúde, por sua vez, afirma que a vigilância sanitária – de caráter altamente preventivo realizar seu objetivo de prevenção e promoção da saúde”.

José Roberto parabenizou e destacou o profissionalismo da equipe e destacou que as ações da visa visam a qualidade de vida da população. Praticamente todas as áreas: comércios, indústrias, saúde, beleza, água, alimentos, etc., enfim todos os estabelecimentos precisam ser ter alvará da Vigilância”.

No final da reunião Ricardo destacou o trabalho do funcionário mais antigo da Vigilância Sanitária, Dorival Gonçalves, que atua na área há 26 anos. “Todos os processos eram enviados para o antigo ERSA 27 (Escritório Regional de Saúde 7) em Campinas. Recebemos a primeira máquina de escrever três meses depois de começar a funcionar e o primeiro PC (386) chegou em 1993. Na Vigilância não temos rotina, mas no passado os comerciantes não aceitavam as novas leis que eram criadas. Recebíamos ameaças, principalmente durante as apreensões. As vezes pensei em mudar de área, mas não consegui, nosso trabalho não tem rotina. Hoje tudo mudou, temos uma ótima estrutura de trabalho. As novas regras e leis facilitam o nosso trabalho e quem quiser trabalhar tem que seguir as determinações da Vigilância Sanitária”.

Em 2014, a Visa visitou 2.834 estabelecimentos, 79 estabelecimentos encerrados, 538 notificações, 38 autos de infração, 19 penalidade multas e advertências, 281 coletas de água, 53 LTA (projetos arquitetônicos),1067 reclamações atendidas, 2.699 orientações, 8.103 atendimentos telefônicos e 5.869 atendimentos no balcão.

Em 2015 já foram visitados 1.443 estabelecimentos, 98 encerramentos, 443 notificações, 30 autos de infração, 24 penalidades/multas e advertências, 31 LTA (projetos arquitetônicos), 142 coletas de água, 710 reclamações atendidas, 1.544 orientações, 3.875 atendimentos telefônicos e 2.073 atendimentos no balcão.
  • Redator(es): Deuzeni Ceppolini