A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Serviço CrasJovem é apresentado para a Secretaria do Estado de Desenvolvimento Social

Em 2015 mais de 160 adolescentes são atendidos com ações sociais
13/08/2015 11:42h


Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI
Serviço CrasJovem é apresentado para a Secretaria do Estado de Desenvolvimento Social

O prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira (PMDB) recebeu na tarde de quarta-feira (12) no Paço Municipal o secretário de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Floriano Pesaro e demais membros da Secretaria do Estado para apresentar o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, CrasJovem desenvolvido pelo no Departamento de Proteção Social Básica através dos Cras vinculado à Secretaria da Família e do Bem Estar Social. Na ocasião cerca de 200 pessoas dos serviços CrasJovem, Jornal Jovem - Informando & Formando e Cras DignaIdade marcaram presença. O encontro teve o objetivo de aproximação e conhecimento da prática do CRASJovem tendo a percepção de um novo modelo bem sucedido de atendimento aos jovens criado por Indaiatuba.



Também esteve presente o secretário municipal da Família e do Bem Estar Social, Luiz Henrique Furlan; o vice-prefeito, Antônio Carlos Pinheiro; o superintendente do Saae, Nilson Alcides Gaspar e o vereador de Indaiatuba, Cesar de Oliveira.



O secretário municipal, agradeceu a presença de todos e falou sobre a importância do atendimento ao jovem especializado. “Hoje é um dia especial e temos a honra de receber o Floriano para mostrar o trabalho feito no município. É importante termos esse atendimento especializado aos jovens de Indaiatuba para ter um resultado mais eficaz. Quando o trabalho é feito com carinho e dedicação temos bons resultados. Aumentamos a capacidade de atendimento da população e por isso quero agradecer o trabalho dos profissionais da Secretaria”, comenta Furlan.



Em seguida o secretário de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Floriano Pesaro, fez uso da palavra. “Quero agradecer o convite do prefeito Reinaldo. Gosto muito de Indaiatuba, pois é uma cidade bonita em uma área muito desenvolvida da RMC [Região Metropolitana de Campinas] temos muitas empresa nesse eixo onde terá o segundo maior aeroporto do Brasil e isso trará mais desenvolvimento para a cidade. Vim a pedido do governador do Estado de São Paulo para dizer que apoiamos ações como o CrasJovem e para que possamos reproduzir isso em outras cidades. Temos que articular ações para tirar pessoas do risco social e essa convivência dá um exemplo do desenvolvimento social no Estado de São Paulo. Vocês fazem parte do desenvolvimento da cidade e estão no caminho certo do conhecimento. Quero parabenizar a Secretaria da Família e do Bem Estar Social pelo trabalho feito com dedicação, parabenizar a administração do prefeito Reinaldo Nogueira pelas ações de desenvolvimento social.



O prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira, da mesma maneira agradeceu a presença do secretário Estadual e sublinhou a importância da qualificação do jovem para o posicionamento no mercado de trabalho. “Em primeiro lugar quero agradecer a presença do Floriano, pois para nós é uma alegria ver essa interação do Estado com o Município. Ficamos contentes também com a crescente participação dos jovens nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos oferecidos pelos Cras. Sabemos da importância do conhecimento, pois quem busca mais conhecimento, sempre está um passo à frente. Somos a única cidade do Brasil que oferece curso profissionalizante para todos os alunos do Ensino Médio e por conta disso quando recebo um empresário que pensa em trazer a empresa para Indaiatuba a principal preocupação é com a mão de obra e com essa formação que oferecemos o empresáio fica amparado em relação a mão de obra. Quero parabenizar o secretário Luiz Henrique Furlan pelo trabalho social realizado em nossa cidade e parabenizar toda equipe que comanda as ações”, disse Nogueira.



Da Secretaria do Estado de Desenvolvimento Social também esteve presente a coordenadora Estadual da Proteção Social Básica, Salete Doprev; a coordenadora Estadual de Ação Social e assessora do Secretário de Estado, Rita de Cássia Dalmazo; a diretora Regional de Assistência e Desenvolvimento Social, Laura Maria Contador Rodrigues da Silva; diretora do Núcleo de Avaliação e Supervisão da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social, Elaine Enpke e técnico de Referência do Município de Indaiatuba do Núcleo de Avaliação e Supervisão da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social, José Adriano Martins Ramos.



CrasJovem



Antes denominado ProJovem Adolescente, um Programa Nacional de Inclusão de Jovens de âmbito Federal, com diretrizes de estrutura e temáticas estabelecidas para todos os municípios, era voltado exclusivamente para jovens de 15 a 17 anos de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, era realizado apenas nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS do Jardim Oliveira Camargo e Parque Corolla, atendendo o total de 30 adolescentes ao ano.



Em 2013, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome propõe o reordenamento dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que proporcionou aos municípios maior autonomia de desenvolvimento de ações. Nesse intuito, o ProJovem Adolescente foi disponibilizado como possibilidade e não mais como diretriz. Diante dessa oportunidade de autonomia para se repensar ações ofertadas pelos Cras, a Secretaria Municipal da Família e do Bem Estar Social de Indaiatuba, através do Departamento de Proteção Social Básica e seus respectivos técnicos instituíram o serviço denominado CrasJovem que visa estender a oferta de ações para jovens de todo o território de abrangência dos Cras, criando também estratégias mais condizentes com as necessidades desses territórios e do município.



O CrasJovem é ofertado atualmente por todos os Cras do município de Indaiatuba, voltado para jovens de 14 a 17 anos. Esse serviço tem por objetivo auxiliar o adolescente a desenvolver suas habilidades sociais, cognitivas e emocionais, através da ampliação do universo informacional, artístico e cultural dos jovens, ao mesmo tempo em que o prepara, através de cursos de capacitação para a entrada no mercado de trabalho. Promove o fortalecimento da convivência familiar e comunitária através de atividades de convivência social e participação cidadã. Também tem como foco o retorno e a permanência do jovem na escola, o estímulo à consciência crítica, desenvolvimento de autonomia e o reconhecimento de seus direitos como cidadão.



Durante o ano de 2014 houve um salto no atendimento, partindo de 30 para 120 jovens. Já em 2015, a Secretaria da Família e do Bem Estar Social por meio dos CRAS, expandiu ainda mais esse número, contando atualmente com 168 adolescentes. Ao final da apresentação do CrasJovem as autoridades ficaram à disposição para responder questões levantadas pelos participantes do encontro.
  • Redator(es): Laís Fernandes
  • Release N.º: 1018

Fotos


Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba