Saae recebe verba do Fehidro para ampliação da ETE Mario Araldo Candello

Valor servirá para a compra e montagem de equipamentos
14/08/2015 09:28h

Foto: Giuliano Miranda DCS-Saae
Saae recebe verba do Fehidro para ampliação da ETE Mario Araldo Candello

Em reunião extraordinária dos Comitês das Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) em Bragança Paulista nesta quarta-feira (12), foi aprovado para o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), um recurso de R$7.119.252,07 por meio do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro). O valor servirá para a compra e montagem de equipamentos para a adequação e ampliação da Estação de Tratamento de Esgotos, ETE Mário Araldo Candello, localizada no Distrito Industrial Vitória Rossi Martini.

Dentre os equipamentos e acessórios, estão os sistemas de aeração para tratamento biológico dos tanques 3 e 4 da ETE e equipamentos para a Estação Elevatória de Esgoto Bruto que terá grade mecanizada do tipo “esteira”.

O valor desta etapa é de R$8.682.020,76, com contrapartida do Saae no valor de R$1.562.763,74. A verba recebida é a fundo perdido, sem necessidade de reembolso.

O custo total da obra de adequação e ampliação da ETE é de cerca de R$70 milhões, que depois de concluída terá capacidade para tratar 100 % do esgoto coletado em Indaiatuba.

A Estação

Localizada no Distrito Industrial Vitória Martini, em uma área de 310 mil m², o processo de tratamento é um dos mais modernos do país baseados em lodos ativados por aeração prolongada de ar difuso.

Além das lagoas de aeração, casa dos sopradores, sistema de desidratação de lodo, laboratório de controle de qualidade e subestação de energia que serão ampliados, a unidade irá contar com uma moderna estação de tratamento de água de reúso que poderá ser utilizada pelas indústrias do distrito industrial em sua linha de produção.
  • Redator(es): Sérgio Gatolini – DCS/Saae