Natação PCD de Indaiatuba termina Parapan de Toronto com cinco medalhas

Felipe Caltran, Cecília Kethlen e Lucas Mozela também bateram recordes brasileiros
17/08/2015 16:12h

Foto: Divulgação CPB
Natação PCD de Indaiatuba termina Parapan de Toronto com cinco medalhas

A equipe de natação PCD ADI/Secretaria Municipal de Esportes finalizou sua participação nos Jogos Parapan-Americanos, disputados de 7 a 15 de agosto em Toronto, no Canadá, garantindo cinco medalhas para o município, sendo uma de ouro, duas de prata e duas de bronze. Além de subir ao pódio, os atletas da cidade que integraram a seleção brasileira, sob a coordenação do treinador Antônio Luiz Cândido, também bateram recordes brasileiros nos tempos obtidos nas provas: Felipe Caltran, medalha de ouro nos 200m livre e medalha de prata nos 100m peito, foi recordista nos 100m peito tanto na eliminatória quanto na final; Cecília Kethlen, medalha de bronze nos 50m livre e nos 100m livre, foi recordista nos 100m costas, 400m livre, 50m livre e 100m livre; e Lucas Mozela, medalha de prata nos 200m medley, foi recordista nos 100m costas. “Mais que medalhas, foram alcançados resultados expressivos em nível internacional e que credenciam nossos atletas aos principais eventos mundiais no próximo ano”, destaca Cândido, lembrando que Cecília já obteve índice para os Jogos Paralímpicos 2016. “Agora é esperar para saber quais serão as marcas estipuladas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro”, acrescenta. Na participação no Parapan-Americano em 2011, a natação PCD de Indaiatuba obteve uma medalha de ouro e uma de prata.

Vitória também no supino

A equipe de supino de Indaiatuba, apoiada pela Secretaria Municipal de Esportes, também esteve presente em Toronto e fez bonito. O atleta da casa Evânio Rodrigues conquistou a medalha de ouro na categoria acima de 80kg ao levantar 190kg, batendo ainda o recorde do Parapan. A coordenação é da técnica Cristina Toledo.

Brasil liderou ranking de medalhas nesta edição

O Brasil encerrou esta edição do Parapan com um recorde de 257 medalhas: 109 de ouro, 74 de prata e 74 de bronze. Foi a terceira edição consecutiva do evento em que o país ficou em primeiro lugar neste levantamento.

Legenda: equipe brasileira de natação PCD em Toronto, integrada por atletas indaiatubanos

• Redator(es): Adriana Panzini