Núcleo de apoio ao comércio exterior promove ações para fomentar os negócios internacionais

Reunião com cerca de 30 empresários falou sobre melhoria dos processos produtivos
20/08/2015 17:00h

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, através do Núcleo de Comércio Exterior, recebeu na manhã de quinta-feira (20), no Hotel Braston, cerca de 30 empresários para um café da manhã e palestra sobre propostas e soluções de melhoria dentro dos processos produtivos patrocinado pela PEIEX – Projeto de Extensão Industrial Exportadora. O evento contou com a participação do secretário de Desenvolvimento, Renato Stochi.

A Secretaria de Desenvolvimento elaborou um projeto de incentivos as exportações para as empresas instaladas no município. Trata-se de uma reunião realizada para apresentar propostas e soluções de melhoria dentro dos processos produtivos, existe um número de pessoas limitado para que a interação possa acontecer e que as empresas além de assistirem a uma pequena palestra sobre o assunto também possam interagir entre elas, trocando experiências e informações.

O PEIEX é um programa gratuito que atende as Micros, Pequenas e Médias empresas que pretendem exportar ou também que já fazem algum tipo de negociação internacional, eles realizam um diagnóstico e orientam a empresa a melhorar seus procedimentos internos, tudo realizado com pessoal capacitado e treinado para atender prontamente as indústrias, que é o foco do programa, lembrando ainda que alguns tipos de serviços também podem ser atendidos, gratuitamente.

O programa tem o tempo estimado de três a quatro meses e compreende seis visitas pontuais à empresa. As informações que são coletadas são sigilosas. Após a coleta e análise dos dados, são apresentadas de uma a cinco melhorias, entra todas que foram identificadas, para serem colocadas em prática, cabe ao empresário a contrapartida de fornecer as informações, participar das reuniões e implantar as melhorias propostas.

O programa atua em diversas áreas dentro da empresa, pode ser na financeira, nos processos produtivos, recursos humanos, Comex, etc. Existem algumas empresa de Indaiatuba que já são atendidas por este programa, entre elas, podemos destacar a BR Goods que em menos de um ano aumentou as exportações em 272%, um número bem significativo para enfrentar a queda da movimentação nacional.

Para a diretora de Indústria e Comércio, Janaina Faccioni Nogueira, a proposta de reunir as empresas para o fortalecimento do setor é uma iniciativa bem aceita, “O Núcleo de Comércio Exterior desenvolve ações para atender as empresas de Indaiatuba, a nossa proposta é de fomentar os negócios oferecendo recursos para que as empresas possam se desenvolver ou aumentar a atuação no mercado externo, desta forma, com as estruturação das atividades da empresa melhoram-se também a atuação no mercado interno, o ganho é real”, revela.

Esses encontros acontecem bimestralmente e tiveram início em fevereiro deste ano. Os interessados em participar poderão entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento através dos telefones (19) 3834-9360 / (19) 3834-9369 ou pelo e-mail desenvolvimento@indaiatuba.sp.gov.br. As empresas participantes nesta edição foram: BR Gooods; Fesamac; BVS Válvulas; Johnson Industrial; Russer; Hot Flowers; Hi-tec; Engenharia2; JE Polimetal; Pessoa Construção; Ultrafine; Atlanta Fundição; Rotam; Hot Kiln; Ratel estamparia; Meco Brasil; NTI; Artnel.

• Redator(es): Laís Fernandes