16ª Semana da Pessoa com Deficiência acontece em setembro

Semana terá atividades culturais, esportivas e exposição
01/09/2015 17:13h

Foto: Deuzeni Ceppolini - SCS/PMI
16ª Semana da Pessoa com Deficiência acontece em setembro

Aterado dia 02/09/2015 - O Comdefi (Conselho Municipal Para Assuntos da Pessoa com Deficiência), ligado a Secretaria da Família e do Bem Estar Social, promove de 14 a 21 de setembro, a 16ª Semana Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento visa comemorar o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, lembrado que durante a semana serão promovidas ações que visam à divulgação dos direitos da pessoa com deficiência e diminuir assim a discriminação.

A presidente do Comdefi, Silvana Maria Artoni Leal, explicou que o Dia é comemorado no município desde 1998. Já a Semana Municipal foi instituída em 2006 e conta com atividades de lazer, palestras, apresentações artísticas e divulgação do trabalho das entidades locais. “Queremos que a sociedade veja, conheça e participe das ações, pois qualquer pessoa pode se tornar um deficiente, mesmo que seja momentaneamente. Precisamos entender e respeitar os direitos do deficiente e possibilitar que a pessoa exerça plenamente a sua cidadania”.

Para a realização da Semana, o Comdefi tem apoio da Prefeitura e a parceria do Rotary Club Indaiatuba Votura, Bob’s Lanches, Cine Topázio Polo Shopping e Faculdade Anhanguera.

Confira a Programação

A programação da Semana começa dia 14, das 14h às 19h, com a Tarde de Lazer no Centro Esportivo do Trabalhador com a participação das Organizações não Governamentais de Indaiatuba APAE, Ciaspe, Cirva, além do Centro de Referência em atenção à pessoa com Deficiência (Projeto Gente Eficiente) e Emeb Padre Joaquim e Gaadim e parceria com Secretaria de Esportes. Ainda no dia 14, às 19h, no Cine no Cine Topázio haverá exibição do filme “Teoria de Tudo” com 50% da renda revertida para entidades.

Na terça-feira (15), às 19h30, na Biblioteca da Faculdade Anhanguera haverá a palestra com o tema “Prevenção da Deficiência” com a professora Daniela Zago.

Na quinta-feira (17) haverá a abertura oficial da Semana, às 9h, na Praça Prudente de Moraes, no Centro e terá o coral do Projeto Gente Eficiente que apresentará em Libras o Hino Nacional e Hino de Indaiatuba. Às 11h, haverá oficina de Libras com o público presente; às 13h coral de Libras; às 13h30 apresentação de dança do Ciaspe; às 14h, a APAE traz o número Dança Mix; às 14h30, Mix de músicas do Musical Hair spray com os jovens do Projeto Gente Eficiente e a direção Ronaldo Cardoso; às 15h apresentação de Dança Mix com alunos da Emeb Padre Joaquim.

Na quinta-feira (17), às 19h, aberto para a população em geral o filme “Mister Holand – Adorável Professor - após apresentação do filme terá uma roda de conversa com os presentes- mediadora Eliete Rodrigues.

Na sexta-feira (18), às 14h, no Cine Topázio haverá sessão gratuita, o filme “Divertidamente” para os jovens das entidades não governamentais e governamentais que desenvolvem projetos com pessoas com deficiência, o Centro de Referência em atenção à pessoa com Deficiência (Projeto Gente Eficiente), Emeb Padre Joaquim, Derefim, Ciaspe, Cirva, Gaadim e APAE.

Na segunda-feira (21), à 19h, no Paço Municipal, haverá o lançamento da exposição “Um Olhar Especial sob Indaiatuba”, desenvolvida pelos jovens do Projeto Gente Eficiente. A Prefeitura está localizada à Avenida Fábio Roberto Barnabé, 2800, Jardim Esplanada 2.
  • Redator(es): Deuzeni Ceppolini